Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Gestão
  4. Projeto Empresarial

Projeto Empresarial

Código 12708
Ano 3
Semestre S2
Créditos ECTS 18
Carga Horária OT(30H)/TP(60H)
Área Científica Gestão
Pré-requisitos não tem
Tipo de ensino ensino presencial
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem Pretende-se que o aluno aprenda a elaborar um projecto de investimento o que comporta todas as análises a priori, o projecto em si e, finalmente, a apreciação dos seus resultados previsionais. Sendo uma disciplina de fim de curso, o aluno deverá ser capaz de integrar numa perspectiva crítica os conhecimentos adquiridos ao longo da licenciatura num trabalho (elaboração de um projecto de investimento) que se pretende o mais prático e aplicado possível. Nesta unidade curricular procura-se desenvolver as seguintes competências: i) Dotar os alunos das ferramentas teóricas sobre preparação e avaliação de um projecto de investimento; ii) Preparar os alunos para a recolha de informação relevante para a elaboração dos projectos de investimento (informação quantitativa e qualitativa) recorrendo a diversas fontes de informação; iii) Aplicar várias metodologias de avaliação de um projecto de investimento de modo a fundamentar de forma correcta a decisão de investir.
Conteúdos / Programa 1. Estudo de Mercado
2. O estudo técnico
3. Financiamento do projecto
4. Elementos necessários à avaliação de um projecto de investimento
5. Critérios de avaliação de projectos de investimento
6. Indicadores económico financeiros – sua análise
7. Decisão global de investir – análise de investimentos
8. O risco/incerteza na avaliação de projectos
9. Como elaborar a conclusão – inclusão do resumo inicial.
Bibliografia / Fontes de Informação BARROS, H. (2005) “Análise de projetos de Investimento”, Sílabo, 4.ª Edição; CEBOLA, A. (2005) “Elaboração e Análise de Projetos de Investimento - Casos Práticos”, Sílabo, 2ª Edição CEBOLA, A. (2011) “Projetos de Investimento de PME - Elaboração e Análise”, Sílabo DUARTE, C.; ESPERANÇA, J. (2012) “Empreendedorismo e Planeamento Financeiro”, Sílabo MADEIRA, M.J. e outros (2016): Manual de Empreendedorismo Social: Da Ideia aos Planos de Negócio, IDEARIA, Universidade da Beira Interior, Covilhã. ISBN: 978-989-20-6523-6. MARQUES, A. (2007) “Concepção e Análise de Projetos de Investimento”, Sílabo, 3.ª Edição; NEVES, J.C. (2002) “Avaliação de Empresas e Negócios”, McGraw-Hill; SOARES, I.; MOREIRA, J.; PINHO, C. e COUTO, J. (2012) “Decisões de Investimento - Análise Financeira de Projetos”, Sílabo, 3.ª Edição; SOARES, J.O.; FERNANDES, A.V.; MARÇO, A.A. e MARQUES, J.P.P. (2007) “Avaliação de projetos de Investimento na óptica Empresarial”, Sílabo, 2.ª Edição;
Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas O método adoptado combina a exposição teórica com a resolução de um caso prático, cobrindo o enquadramento, os conceitos, os modelos e as técnicas inerentes a cada uma das matérias a leccionar. Assim, no início do semestre são apresentados os conceitos fundamentais para a elaboração de um projecto, primeiro de natureza teórica e, depois numa perspectiva teórico-prática. Posteriormente e ao longo do semestre as aulas são essencialmente práticas. Os alunos completam as fases do trabalho, procuram orientação para pesquisa, apresentam o avanço dos seus trabalhos, tiram dúvidas. Muito do trabalho dos alunos é feito fora das aulas mas exige-se uma presença regular para que a elaboração do projecto seja devidamente acompanhada e avaliada.
Métodos e Critérios de Avaliação A nota final corresponderá à classificação atribuída 1) ao teste (30%) e 2) ao projecto de investimento e respectiva discussão (70%) O projecto de investimento é elaborado em grupo com um número máximo e mínimo de alunos, 4 e 2 , respectivamente. Sendo elaborado em grupo, poderá haver diferenciação nas notas finais entre alunos de acordo com o desempenho que os mesmos forem demonstrando ao longo do acompanhamento do trabalho e, de acordo com a discussão deste. datas importantes: 30 de Março - entrega do estudo de mercado 27 de Abril - entrega do estudo técnico 1 de Junho - entrega do projecto completo (para Av. frequência) Só será concedida frequência aos alunos - cujos projectos sejam devidamente acompanhados pelos docentes da disciplina e - que tenham uma assiduidade mínima de 50% às aulas TP e OT iniciais. Observação: para os estudantes em regimes especiais não é exigida assiduidade às aulas mas para que o projecto seja considerado devidamente acompanhado exige-se um mínimo de duas sessões de acompanhamento mensais. Datas de entregas dos trabalhos: * Projectos entregues até 1 de Junho serão discutidos e avaliados em frequência até 8 de Junho; * Projectos entregues até 15 de Junho serão discutidos e avaliados para 1.ª chamada até 22 de Junho; * Projectos entregues até 22 de Junho serão discutidos e avaliados para 2.ª chamada até 6 de Julho; Observações: i) Extensão máxima do projecto 50 páginas mais anexos, tudo impresso a tamanho 12, espaço 1.5; ii) A data de discussão dos trabalhos é marcada por acordo entre os docentes e os alunos do respectivo grupo. Os projectos discutidos em frequência deverão ser agendados dentro do horário das aulas OT. iii) Os alunos que se proponham a melhoria (que se realizará em 1ª ou 2ª chamada , de acorco com as regras gerais da UBI) deverão realizar um teste teórico sobre a temática de análise de investimentos bem como sobre o projecto reformulado. Para tal, os alunos deverão informar as docentes previamente à data do exame. iv) Para quaisquer outros aspectos, aplicam-se as regras gerais de avaliação em vigor na UBI
Língua Português
Data da última atualização: 2016-06-21
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.