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Introdução ao Design

Código 12711
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Design Industrial
Pré-requisitos Não se aplica.
Tipo de ensino Aulas de natureza teórico-prática.
Estágios Não se aplica.
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem Contactar valores, atitudes e problemas num vocabulário para o Design do Produto; Desenvolver capacidades de pesquisa, criatividade e análise crítica em diferentes contextos práticos. Desenvolver competências para a resolução de problemas utilizando os elementos e princípios do design. Conhecer meios e técnicas de concretização de um projeto simples e a partir de um tema abstrato. Contactar com as bases em desenvolvimento de produto, desenvolvendo as capacidades de investigação, desenvolvimento de conceitos, desenho, maquetagem e storytelling. Princípios de como apresentar um produto em fase final, com coerência na identidade e comunicação do produto desenvolvido.
Conteúdos / Programa Desenvolvimento de dois projetos individuais. Projetos: Pequeno e simples + Simples com bateria. Disciplina projetual, conteúdos em contexto. Acompanhamento individual rotativo.
Bibliografia / Fontes de Informação Koivu, A., Bouroullec, R., & Bouroullec, E. (2012). Ronan and Erwan Bouroullec: Works. London: Phaidon Press. Kries, M., & Lipsky, J. (2014). Konstantin Grcic: Panorama. Weil am Rhein: Vitra Design Museum. Thomé, P., King, E., Picchi, F., Sudjic, D., & Zanot, F. (2014). Sottsass. London: Phaidon Press. Terstiege, G. (2009). The Making of Design. Basel: Birkhäuser Verlag. Hecht, S., & Colin, K. (2005). Industrial Facility: Product as Landscape. London: Industrial Facility. Baudrillard, J. (2005). Le Système Des Objets. London: Verso. Hara, K. (2010). White. Baden: Lars Muller Publishers. Mau, Bruce (2004). Massive Change. Phaidon Press Limited. London.
Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas A UC será conduzida de forma a integrar teoria e prática continuamente, onde os alunos deverão realizar
exercícios plásticos e um processo metodologico de baixa complexidade para a transformação de um dado conceito nominal/problema, num produto formal e demostrando como o obteve. No desenvolvimento de cada trabalho seguir-se-á uma metodologia adequada à aprendizagem e consequente domínio do processo próprio dos projetos de design. Os projetos desenvolvidos no âmbito da disciplina poderão incluir uma apresentação em espaço de aula. Pontualmente serão desenvolvidos exercícios de aula de curta duração para estimular o manuseio de materiais de forma técnica, criativa e enfatizar a relação entre as funções prática, estética e simbólicas de um produto de Design.
Métodos e Critérios de Avaliação Entrega em PDF (modelos fotografados) A4 landscape, modelo Pecha-Kucha, 20 slides*20 segundos + Maquetes Ficheiro com nome: NomedoAluno-P1 ou 2-NumeroEntrega.*** Slide de abertura-Cover: P*, título, aluno, data, disciplina e professores. Obrigatória ao início da aula definida, 30 minutos tolerância. 50% de penalização por atraso. Não aceite a partir do final da aula de entrega. Critérios gerais: Qualidade, equilíbrio, adequação, coerência e consistência, affordance e honestidade, usabilidade, durabilidade e viabilidade de produção. Cada fase tem uma entrega, sendo a nota correspondente à prestação total na respetiva fase do trabalho e não apenas ao material entregue. Não são aceites trabalhos não acompanhados. Todas as entregas são obrigatórias na data definida. A falha de qualquer entrega é eliminatória. Disciplina sem exame nem possibilidade de melhoria. Avaliação: intermédia P1 (20%), final P1 (20%), intermédia P2 (20%), final P2 (20%), Contínua (20%)
Língua Português
Data da última atualização: 2016-06-23
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