Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Filosofia
  4. Projeto de Tese

Projeto de Tese

Código 13032
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 15
Carga Horária OT(4H)/S(39H)
Área Científica Filosofia
Tipo de ensino Presencial
Estágios não se aplica.
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem A unidade curricular tem como principal objetivo permitir aos doutorandos a elaboração da versão final do seu projeto de tese doutoramento. Até ao fim do período lectivo desta unidade curricular, o estudante deve ter sido capaz de: 
- Elaborar e concluir a elaboração do seu projeto de investigação doutoral;
- Aprofundar o domínio da área científica e filosófica em que se situa o projeto de investigação;
- Apresentar o projeto de investigação;
- Defender, com argumentos filosoficamente fundados, o projeto de investigação.
Conteúdos / Programa Os conteúdos letivos da UC desdobram-se em dois ciclos interdependentes:
A) Revisão das metodologias de análise filosófica, com aplicação ao projecto (ciclo curto).
B) Metodologia de projeto de investigação, fases e tarefas:
- Tema e questionamento. Temática e problemática.
- O que é e como elaborar um relatório sobre o “estado da arte”.
- Definição dos objectivos do projecto.
- Estratégias de desenvolvimento e estruturação da tese.
- Plano detalhado.
- Como organizar e usar a bibliografia primária e secundária.
Bibliografia / Fontes de Informação CANTO-SPERBER, Monique (Org.), Dictionnaire d'éthique et de philosophie morale, Paris, P.U.F..1996.
COUTINHO Clara, Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas: teoria e prática, Coimbra: Almedina, 2015.
ECO Umberto, Como se faz uma tese em Ciências Humanas, Lisboa: Presença, 1997.
LALANDE, André, Vocabulário filosófico: técnico e crítico, Porto: Rés, (s/d).
RAYNAUD, Philippe ; RIALS, Stéphane (Org.), Dictionnaire de philosophie politique, Paris, P.U.F..1996.
RUSS, Jacqueline, Os métodos em filosofia, Petrópolis: Editora Vozes, 2010.
SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos, Metodologia da investigação, redacção e apresentação de trabalhos científicos, Porto: Livraria Civilização Editora, 1998.
Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas As sessões letivas decorrem em regime de módulos quinzenalmente bi-faseados, no decurso dos quais se alternará: A) Exposição a cargo do docente dos conteúdos metodológicos; B) Acompanhamento tutorial dedicado à monitorização das tarefas práticas.
Língua Português
Data da última atualização: 2017-05-25
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.