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Metodologias de Investigação em Artes

Código 13221
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 15
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Artes
Tipo de ensino Presencial. Teórico-prática (TP)
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem A UC visa fomentar o sentido crítico, a eficácia na concretização e publicação de uma investigação ou de um projecto, o rigor, a assertividade e a ética dos alunos através da compreensão e da aplicação de metodologias e técnicas de investigação relevantes no domínio das artes visuais, performativas, projectuais, cinemáticas e interactivas, quer se trate de investigação de cariz teórico, tendo a arte por objecto, ou de base prática, tendo a arte como princípio e fim.
Consideramos fundamental o desenvolvimento da capacidade de problematização, seleccionando a metodologia de abordagem, as técnicas de diagnóstico, análise e estruturação do programa, bem como a estratégia de desenvolvimento e transmissão do conhecimento adequada aos propósitos concretos, segundo os paradigmas e idiossincrasias científicas e artísticas vigentes.
As competências a desenvolver são simultaneamente heurísticas, teóricas, metódicas, dedutivas, indutivas e até abdutivas, como é tão próprio das artes.
Conteúdos / Programa I – Definições
1. Ciência e senso-comum
2. Arte e Ciência
3. Investigação sobre e através das Artes
4. Intermedialidade
5. Arts-based research
6. Problemática

II – Metodologia
1. Programa e projecto
2. Campo, objecto e tema
3. Tipologia de fontes
4. Objectivos
5. Questões, hipóteses e analogias
6. Observação, recolha e interpretação
7. Método qualitativos e quantitativos
8. Lógica indutiva, dedutiva e abdutiva
9. Experimentação

III – Normas
1. Regras e técnicas de observação e análise
2. Distinção entre citação, paráfrase e plágio
3. Ética científica e artística
4. Normas de referenciação (APA, etc.)
5. Formatação e apresentação
6. O pré-textual, o textual e o pós-textual
7. Tipos de documento (relatório, ensaio, projecto, artigo, dissertação, tese)
8. Anexos

IV – Edição
1. Estrutura / Diagrama
2. Estilo / Plástica
3. Escrita / Visual
4. Publicação / Exibição
Bibliografia / Fontes de Informação ARCHER, B. (1995). The nature of research. Codesign, Interdisciplinary Journal of Design (January), 6–13.
BROUWER, J.; Mulder, A.; Nigten, A. (2005). Research and Development in Art. Rotterdam: V2/NAI.
BROWN, T, et alli (2011). En torno a la investigación artística. Barcelona: MACBA/UAB.
FEYERABEND, P. (1988). Against Method. London: Verso
FRAYLING, C. (1993). Research in Art and Design. London: Royal College of Art.
JÄRVINEN, P.(2004). On a variety of research output types. Tampere: University of Tampere.
KNOWLES, G.J. (2008). Handbook of the arts in qualitative research: Perspectives, methodologies, examples, and issues (511-525). Thousand Oaks, CA: Sage.
LEAVY, P. (2009). Art meets method: Arts-based research practice. New York: Guilford Press.
ROSE, G. (2001). Visual methodologies: an introduction to the interpretation of visual materials, London: Sage
SULLIVAN, G. (2005). Art practice as research: Inquiry in the visual arts. Thousand Oaks, CA: Sage
Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas Os conteúdos serão expostos com recurso a materiais atinentes a cada um dos pontos programáticos, mas recorrer-se-á essencialmente a estratégias de cariz exploratório, à análise de obras de arte, publicações, catálogos, colectâneas, acervos, repositórios e outros casos de estudo que contribuam para exercitar o debate em torno dos conteúdos elencados.
Cada aluno desenvolverá (a) uma recensão crítica sobre um artigo ou um produto artístico, a discutir em grupo na perspectiva metodológica de teor, e fará (b) um esboço de um plano de investigação ou de um plano de trabalho prático, que incidirá no Estado da Arte de uma problemática, convocando estratégias metodológicas adequadas.
Métodos e Critérios de Avaliação Atendendo ao carácter eminentemente formativo e teleológico, a avaliação consiste na apreciação dos dois trabalhos e considera o grau de satisfação dos objectivos, a qualidade do cumprimento das tarefas, a percepção que o discente revela destes factores, a progressão e a assiduidade.
Língua Português
Data da última atualização: 2017-07-08
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