Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Informática Web, Móvel e na Nuvem
  4. Programação

Programação

Código 14710
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(30H)/T(30H)
Área Científica Informática
Tipo de ensino Ensino presencial.
Estágios Não aplicável.
Objectivos de Aprendizagem Introduzir os conceitos básicos de programação procedimental. Desenvolver algoritmos para resolver problemas e implementá-los numa linguagem de programação. No final da UC o aluno deverá ser capaz de desenvolver algoritmos para solucionar problemas, dominar conceitos básicos de programação procedimental, implementar algoritmos, conhecer os tipos de dados simples e compostos, instruções de decisão e repetição, conceitos, definição e utilização de sub-programas, ficheiros, strings, vetores e matrizes. Estruturas de dados lineares, homogéneas e heterogéneas. Noções básicas e introdutórias de programação orientada a objetos.
Conteúdos programáticos
1) Introdução à programação procedimental;
2) Variáveis, tipos de dados e operadores;
3) Instruções condicionais;
4) Instruções de repetição;
5) Estruturas de dados homogéneas;
6) Modularidade na programação;
7) Manipulação de ficheiros;
8) Estruturas heterogéneas, classes e objetos.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A avaliação por frequência envolverá um trabalho continuo ao longo de todo o semestre. Serão realizados dois mini-testes (MT, valendo 20% cada um) e um teste escrito (TE, vale 50%) no final do semestre. Além disto, o trabalho estudantil será continuamente monitorizado, durante as aulas práticas, designando-se esta componente por AP e valendo 10% da nota final de frequência. Assim, a formula de classificação por frequência (CF), será a seguinte:

CF = 0.1 x AP + 0.2 x MT1 + 0.2 x MT2 + 0.5 x TE

A obtenção de CF >= 9.50 implica aprovação por frequência e CF < 6.00 implica reprovação do tipo “Não Admitido”. A classificação em exame (CE) será calculada tendo em conta o seguinte:

CE = 0.1 x AP + 0.9 x TE (exame)

Assiduidade: > 90% – no máximo duas faltas nas T e duas nas PL. Um maior número de faltas implica a reprovação em frequência, tendo de ir a exame.
Bibliografia principal Programação em Python - Fundamentos e Resolução de Problemas. Ernesto Costa. FCA 2015, ISBN: 978-972-722-816-4.
Head First Python, 2nd Edition. Paul Barry. O'Reilly Media, Inc. 2016, ISBN: 9781491919538.
Python Programming for Beginners. AMZ Publishing, 2021.
Apontamentos das aulas teóricas fornecidos pelo docente.
Língua Português
Data da última atualização: 2023-01-22
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.