Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Departamento de Sociologia
  4. Mobilities, Migrations and Identities

Mobilities, Migrations and Identities

Código 15513
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Sociologia
Objectivos de Aprendizagem - Estudar os fenómenos de circulação de pessoas e bens desde o final do século XX até aos nossos dias.
- Discutir as teorias da migração clássica e contemporânea à luz do recente paradigma das mobilidades e no contexto do regime migratório internacional contemporâneo.
- Compreender a relação entre migração e mobilidades e a criação de novas identidades sociais, estilos de vida e o seu impacto na ordem internacional.


Conteúdos programáticos - Mobilidades: a criação de um "novo" paradigma de ciência social; A grande variedade de formas e relações.
- Migrações: principais abordagens teóricas; o direito migratório e a sua evolução na história; o regime migratório contemporâneo; as crises migratórias no mundo contemporâneo e a tensão entre os direitos humanos
- Identidades: estilos de vida, escolhas de vida e mudanças.


Bibliografia principal Araújo, E. (2018). Questões de mobilidade, tempo e sustentabilidade. In E. Araújo, R. Ribeiro, P. Andrade & R. Costa (Eds.), Viver em|a mobilidade: rumo a novas culturas de tempo, espaço e distância. Livro de atas (pp. 146-160). CECS.
Sales Oliveira, C., & Cruz. M. (2015). Urban mobility patterns and the use of public transports in Portugal. Retirado de
https://www.researchgate.net/publication/242183327_URBAN_MOBILITY_PATTERN
S_AND_THE_USE_OF_PUBLIC_TRANSPORTS_IN_PORTUGAL
Urry, J. (2008). Governance, flows, and the end of the car system?. Global Environmental Change, 18, 343– 349.
Língua Português
Data da última atualização: 2023-06-09
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.