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Metodologia Filosófica

Código 5930
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Filosofia
Tipo de ensino Presencial, teórico-prático.
Estágios Não se aplica.
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem O presente programa pretende oferecer aos alunos de licenciatura uma primeira aproximação sobre a especificidade e as regras do trabalho filosófico contemporâneo. No final desta Unidade Curricular o aluno deve ser capaz de ler e interpretar com habilidade crítica textos filosóficos. Pretende-se que ao aluno seja introduzido à principal técnica de representação de argumentos - o argument mapping - e que seja capaz de a aplicar a textos para análise.
Conteúdos / Programa 1.O trabalho filosófico: metodologia.
1.1. Forma e conteúdo – tese e/ou tema? Plano e estrutura do trabalho filosófico.
1.2. Material de estudo/investigação.
1.3. Citação e bibliografia.

2. Argumentação e tese.
2.1. A proposta de um código de conduta intelectual.
2.2. O problema metaético: primitivos da argumentação.

3. O que é um argumento?
3.1. O bom argumento (princípio da relevância; princípio da aceitabilidade; princípio da suficiência; princípio da refutação).
3.2. Organização e força do argumento.

4.O que é uma falácia?
4.1.Casos típicos.

5.Conclusão: Filosofia e Argumentação.
5.1.O que deve ser o método filosófico?
5.2.Especulação, associação de ideias e argumentação.
Bibliografia / Fontes de Informação Umberto Eco, Como faz uma tese em Ciências Humanas (Lisboa: Editorial Presença, 2007).
Douglas Walton, Fundamentals of Critical Argumentation (NY: Cambridge University Press, 2005).
T. Edward Damer, Attacking Faulty Reasoning: A Practical Guide to Fallacy-Free Arguments (Belmont: Wadsworth Publishing, 2008).
D.Q. McInerny, Being Logical: A Guide to Good Thinking (NY: Random House Trade Paperbacks, 2005. James A. Herrick, Argumentation: Understanding and Shaping Arguments (US: Strata Publishing, 2007).
Madsen Pirie, How to Win Every Argument: The Use and Abuse of Logic (London: Continuum, 2007. Anthony J. Blair Ralph H. Johnson, Logical Self-Defense - Key Titles in Rhetoric, Argumentation, and Debates Series (NY: International Debate Education Association, 2006).
Anthony Weston, A Rulebook for Arguments (Indianapolis: Hackett, 2008).
Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas A cada 2 horas de contacto teórico, os alunos são convidados a participar activamente no programa proposto com discussões activas e debates sobre a matéria exposta. Aos blocos de aulas teóricas (2 horas), seguem-se blocos de aulas (1 hora) em que os alunos são convidados a analisar e criticar em equipas textos que incidem sobre questões fundamentais no pensamento político antigo. Este momento prático é também sistematicamente ocupado com breves exposições orais dos alunos (10 mins). Depois deste momento prático, no último bloco de contacto (1 hora), os alunos transitam para uma sessão de orientação pessoal sobre os seus trabalhos finais.
Língua Português

Curso

Filosofia
Data da última atualização: 2014-08-07
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