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Seminário Metodológico

Código 5935
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(4H)/S(39H)
Área Científica Filosofia
Tipo de ensino Presencial, teórico-prático.
Estágios Não se aplica.
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem Introduzir os alunos na prática corrente da produção escrita de artigos em Filosofia. No final desta UC o discente deve ser capaz de ler, interpretar e ter as bases instrumentais principais para escrever um artigo na sua área de interesse filosófico. No final do curso o aluno terá a capacidade de tratar, reflectir e pensar criticamente sobre textos filosóficos.
Conteúdos / Programa A. Aulas teóricas: Para uma História da Justiça Distributiva.

1. Introdução teórica histórica:
1.1. Justiça: teoria e/ou fenómeno?
1.2. Teorias da Justiça distributiva:
a) Justiça sem pensamento? O fenómeno político no reino metazoa.
b) Pensamento Arcaico: da pré-história ao mundo pré-clássico.
c) Pensamento Antigo: Pré-socráticos, Platão e Aristóteles.
d) Pensamento Medieval: Santo Agostinho e S. Tomás de Aquino.
e) Pensamento Moderno: Hobbes, Kant, Marx e Stuart Mill.
f) Pensamento Contemporâneo: John Rawls e Robert Nozick

B. Oficinas práticas.

2. Oficina criativa/prática.
2.1. O que é uma teoria da relevância moral?
a) Factos morais;
b) Teoria do valor;
2.2. Teoria da obrigação moral.
2.3. Teoria dos direitos/deveres.
2.4. Teoria da justiça distributiva.
Bibliografia / Fontes de Informação • Ridley, Matt, The origins of virtue; human instincts and the evolution of cooperation. NY: Penguin Books, 1996.
• Gagarin, Michael and Paul Woodruff, ed., Early Greek Political Thought from Homer to the Sophists. Cambridge: Cambr. UP, 1995.
• Platão, República. Lisboa: FCG, 1996.
• Aristóteles, Política. Lisboa: Vega, 1998.
• Atkins, E. M. and R. J. Dodaro, ed., Augustine, Augustine: Political Writings. Cambridge: Cambr. UP, 2001.
• Dyson, R. W., ed., Aquinas: Political Writings. Cambridge: CUP, 2002.
• Hobbes, Thomas, Leviatã. Lisboa: INCM, 1999.
• Kant, Political Writings. Cambridge: CUP, 1991).
• Marx, Karl, Early Political Writings. Cambridge: CUP, 1994.
• Marx, Karl, Later Political Writings. Cambrige: CUP, 1996.
• Mill, J. S., Sobre a Liberdade. Lisboa: Ed. 70, 2006.
• Rawls, John, A Theory of Justice. Cambridge and Massachusetts: Harvard University Press: 1999.
• Nozick, Robert, Anarchy, State, and Utopia. US: Basic Books, 1977.
Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas O curso tem uma componente teórica que inclina os estudantes para um determinado projecto teórico que será devidamente orientado pelo docente e tem uma componente prática através da qual os alunos serão convidados a escrever em parceria e colectivamente um artigo da especialidade.
Língua Português

Curso

Filosofia
Data da última atualização: 2014-08-07
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