Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Filosofia
  4. História da Cultura Clássica

História da Cultura Clássica

Código 5944
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Filosofia
Tipo de ensino Presencial ou e-learning.
Estágios Não se aplica.
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem Divulgar, reflectir e aprofundar questões das culturas Grega e Romana da Antiguidade, de modo a proporcionar um melhor entendimento de vários aspectos e áreas da(s) sociedade(s) contemporânea(s) em geral e da portuguesa em particular. Pretende-se que, no final da unidade curricular, o aluno se encontre capaz de:

– Discutir temáticas históricas e culturais, assim como autores da Antiguidade Clássica (Grega e Latina), definidas no programa.






Conteúdos / Programa Módulos programáticos:
1. A transmissão da Cultura Clássica.
2. A Cultura Grega, na Antiguidade – súmula histórica, ideológica e cultural.
3. A Cultura Romana – tradição, originalidade e autonomia.
Bibliografia / Fontes de Informação Bibliografia Geral

BOWRA, C.M., Historia de la Literatura Griega (trad.), Fondo de Cultura Economica USA, 1996
BURKERT, W., Mito e mitologia, Lisboa, Edições 70, 1991.
GRIMAL, P., Dicionário de Mitologia, Lisboa, Difel, 1992.
LESKY, A., História da Literatura Grega, Lisboa 1995.
PARATORE, Ettore. História da literatura latina. Trad. Manuel Losa, S. J. Lisboa: Gulbenkian, 1987.
PEREIRA, M. H. M. da Rocha, Estudos de História da Cultura Clássica. Cultura Grega, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1993.
------------, Estudos de História da Cultura Clássica. Cultura Romana, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1989.
------------, Hélade. Antologia da Cultura Grega, Coimbra, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, IEC, 1990.
------------, Romana. Antologia da Cultura Latina, Coimbra, Universidade de Coimbra, 1986.

A restante bibliografia será oportunamente recomendada ao longo do semestre.
Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas Métodos de ensino: aulas de exposição e de aplicação de conteúdos; exercícios escritos e reflexões orais a partir de textos fornecidos pela docente acerca dos temas programáticos abordados.

Material de trabalho na aula: textos e exercícios fornecidos pela docente.
Língua Português

Curso

Filosofia
Data da última atualização: 2014-08-07
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.