Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Filosofia
  4. História e Filosofia da Educação

História e Filosofia da Educação

Código 5953
Ano 3
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Educação
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não aplicável.
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem Com esta UC pretende-se que os alunos reflitam sobre as problemáticas específicas da Filosofia da Educação através da discussão das principais teorias e respetivos posicionamentos filosóficos e antropológicos. Identificar a especificidade da Filosofia da Educação;
Compreender a educação como projecto antropológico;
Conhecer as principais teorias da educação e respetivas opções filosóficas e antropológicas;
Identificar as consequências das teorias da educação estudadas para a História da Educação;
Reconhecer a educação como processo essencialmente dirigido para a construção da autonomia do educando.

Conteúdos / Programa I. Introdução: Da necessidade da Filosofia da Educação;
II. Visões antropológicas e concepções de educação;
III. Autoridade, liberdade e educação.

Bibliografia / Fontes de Informação 1. Bibliografia principal:

Cabanas, J. (1988). Teoria de la educación. Madrid: Editorial Dykinson.
Carvalho, A. (1992). A educação como projecto antropológico. Porto: Edições Afrontamento.
Lombard, J. (Org.) (2003). L’école et l´autorité. Paris: L´Harmattan.
Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas Nas sessões teórico práticas, exposição dos conteúdos pela docente complementada pela leitura, análise e discussão de textos. Nas sessões tutóricas apoio à realização dos trabalhos propostos e esclarecimento de dúvidas.
Língua Português

Curso

Filosofia
Data da última atualização: 2014-08-07
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.