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Matemática para Informática I

Código 6618
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(30H)/TP(60H)
Área Científica Matemática
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não se aplica.
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem Introduzir a lógica matemática e estruturas matemáticas discretas que fornecem uma base para áreas como a computação, desenho de circuitos e sistemas de telecomunicações; introduzir os fundamentos básicos de álgebra linear.

Ser capaz de usar as ferramentas e técnicas básicas da lógica, matemática discreta e álgebra linear para identificar, formular e resolver problemas.
Conteúdos / Programa 1. Noções de base:
1.1. cálculo proposicional e cálculo predicativo;
1.2. indução matemática;
1.3. conjuntos;
1.4. relações e funções;
1.5. relações de ordem e conjuntos parcialmente ordenados;
1.6. reticulados e álgebras de Boole;
1.7. monóides, semi-grupos e grupos, morfismos.
2. Álgebra linear:
2.1. vectores e matrizes, operações com vectores e matrizes, característica;
2.2. resolução de sistemas de equações lineares;
2.3. matriz inversa;
2.4. determinantes;
2.5. valores e vectores próprios;
2.6. espaços vectoriais, espaços euclidianos, transformações lineares.
Bibliografia / Fontes de Informação 1) Grimaldi, R.P., Discrete and Combinatorial Mathematics: An Applied Introduction, Addison Wesley Longman, Inc., 1999.
2) Cabral I., Perdigão, C., Saiago, C., Álgebra Linear, Escolar Editora, 2ª Edição, 2010.
Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas Consulta e discussão de bibliografia; resolução de problemas.
Métodos e Critérios de Avaliação -- Ensino-Aprendizagem (EA): Para um aluno obter aprovação terá que obter uma classificação durante o processo ensino aprendizagem (CEA) superior ou igual a 9.5 valores. A CEA resulta da soma da avaliação de três provas escritas, sendo a 1ª cotada em 6 valores e as restantes em 7 valores cada. As provas realizam-se nos dias: 27 de outubro (1ª); 25 de novembro (2ª); e 5 de janeiro (3ª).

-- Se a classificação final na u.c. for superior a 17 valores, o aluno pode optar entre ficar com a nota final de 17 valores ou realizar uma prova suplementar para defesa de nota.

-- Por FREQUÊNCIA entende-se o grau de conhecimentos mínimos que o estudante demonstre ter adquirido no processo de aprendizagem ao longo das atividades letivas que lhe permitam apresentar-se a exame. A concessão de FREQUÊNCIA depende da obtenção, nas provas de avaliação contínua, da classificação mínima de 6 valores

-- Só os alunos com concessão de FREQUÊNCIA podem comparecer a exame.
Os alunos com concessão de FREQUÊNCIA e aprovação na disciplina podem realizar exame para melhoria de classificação, terão como nota final na disciplina a melhor das duas classificações obtidas.

-- O aluno que cometer fraude (ou tentativa de fraude) durante a prova de avaliação ficará reprovado à disciplina.
Língua Português
Data da última atualização: 2014-08-07
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