Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Gestão
  4. Inovação Empresarial

Inovação Empresarial

Código 8248
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 7,5
Carga Horária TP(30H)
Área Científica Gestão
Tipo de ensino A UC é Teórico - Prática e o programa proposto pretende na sua globalidade reflectir sobre as temáticas capacitando simultaneamente os estudantes com conhecimentos sólidos dos principais fundamentos teórico-práticos. O primeiro capítulo introduz conceitos fundamentais da inovação: conceitos, tipologias, abordagens históricas e abordagens de referência sobre inovação empresarial. Na segunda parte do programa introduzem-se as principais componentes de investigação na área da inovação e prepara-se os estudantes para comunicar e divulgar os resultados da sua investigação junto da comunidade académica.
Estágios NA
Objectivos de Aprendizagem Transmitir conhecimentos científicos aprofundados sobre várias temáticas da inovação empresarial . Pretende-se fomentar a realização de investigações sobre temas de inovação empresarial atendendo às tendências presentes e futuras neste campo de investigação. Pretende-se fomentar a realização de investigações sobre temas de inovação empresarial atendendo às tendências presentes e futuras neste campo de investigação.Competências a adquirir pelo estudante: - Analisar critica e analítica para a resolução eficaz de novos problemas; - Desenvolver investigação científica de qualidade com autonomia e originalidade nas áreas da inovação. - Apresentar dos resultados e implicações da investigação científica junto da comunidade académica e da sociedade em geral.
Conteúdos programáticos PARTE I – INOVAÇÃO EMPRESARIAL - FUNDAMENTOS TEÓRICOS
1. Inovação
2. Perspectiva histórica sobre inovação
3. Abordagens actuais de referência sobre inovação
PARTE II – COMPONENTES DE INVESTIGAÇÃO - ÁREAS CIENTÍFICAS
1. Capacidade Inovadora
2. Sistemas de inovação
3. Relacionamentos externos no âmbito da inovação
4. Inovação nos serviços
5. Transferência de tecnologia e de inovação
6. Inovação e empreendedorismo tecnológico
7. Instrumentos e medidas de avaliação da inovação
8. Políticas de apoio e fomento à inovação
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A avaliação tem a seguinte ponderação: (i) análise critica de um artigo científico - 40%; (ii) realização e apresentação de uma artigo de revisão de literatura - 60%.
Bibliografia principal Asheim, B.; Cooke, P. and Martin, R. (2006): Clusters and Regional Development: Critical reflections and explorations, Routledge.

Fagerberg, Jan; Mowery, David C. and Nelson Richard R., (2005): The Oxford Handbook of Innovation, Oxford University Press, Oxford

Fernandes, C. e Ferreira, J. (2015). Inovação e empreendedorismo no sector do serviços. Idioteque, Santo Tirso.

Ferreira, J.; Raposo, M.; Fernandes, C. e Dejardin, M. (2016). Knowledge Intensive Business Services and Regional Competitiveness, Edited by Routledge.( ISBN: 978-1-13-88596-4)

Lundvall, B. A. (Ed.) (1992): National Systems of Innovation: Towards a Theory of Innovation and Interactive Learning, Printer, London.

Nelson, R. R. (1993): “National Systems Of Innovation: A Comparative Analysis”, Oxford University Press, Oxford.

OECD (2005): “OSLO Manual: Guidelines for Collecting and Interpreting Innovation Data”, Paris, France.

Rothwell, R. e Dodgson M. (Eds.) (1994): The Handbook of Industrial Innovation, Edward Elgar Publishing Company, UK.
Língua Português
Data da última atualização: 2017-09-13
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.