Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia Eletromecânica
  4. Análise de Circuitos

Análise de Circuitos

Código 8480
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(15H)/T(30H)/TP(15H)
Área Científica Electrotecnia e Electrónica
Tipo de ensino Presencial
Objectivos de Aprendizagem Adquirir conhecimentos básicos acerca da análise de circuitos resistivos, capacitivos e indutivos, em corrente contínua e alternada, circuitos de primeira e segunda ordem, e a sua resposta natural, técnicas para análise de circuitos lineares, lei dos nós e lei das malhas, método dos nós e método das malhas, circuitos equivalentes e amplificadores operacionais. Conhecimentos sobre fontes independentes e dependentes, circuitos equivalentes, transferência máxima de potência, e princípio da sobreposição. Aprender técnicas de análise de circuitos com AMPOPs, resposta natural e forçada de circuitos de primeira e segunda ordem, técnicas de simplificação de circuitos. Projetar circuitos simples para várias aplicações.
Conteúdos programáticos Definições de grandezas eléctricas, suas unidades e prefixos; Leis experimentais e circuitos simples, incluindo leis de Kirchhoff, características das fontes independentes e dependentes, lei de Ohm, dependência da resistividade relativamente à temperatura, divisor de tensão e divisor de corrente; Técnicas de análise de circuitos, incluindo o método dos nós e o método das malhas e aspectos sobre linearidade e sobreposição; Técnicas de simplificação de circuitos e circuitos equivalentes, transformação de fontes e circuitos equivalentes de Thévenin e de Norton (incluindo a sua aplicação em circuitos em corrente alternada); Conceitos básicos do amplificador operacional e análise de sinais com aplicação à electrónica. Modelação da capacidade de um condensador e da auto-indução de bobinas; Regimes transitório e forçado em circuitos de primeira segunda ordem; Regime forçado em corrente alternada sinusóidal.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A avaliação dos alunos é realizada tendo em conta a seguinte proposta: 25% Lab. + 10 % Participação + {[35%FReq.-1+30%Freq.-2(>8.0)] ou 65% Exame} Classificação de trabalhos experimentais/laboratórios entregues: 9.5 (mínimo).
Bibliografia principal Fernando J. Velez, Paulo Oliveira, Luis M. Borges e Ana Rodrigues, Curso de Electrónica Industrial, ETEP – LIDEL, Fev. 2009 (ISBN: 978-972-8480-22-6). Richard C. Dorf & James A. Svoboda, Introduction to Electric Circuits, John Wiley & Sons, 7th edition. Enunciados de laboratório e folhas de apoio ao laboratório. Vídeo de introdução ao laboratório. Séries de problemas (para trabalhos de casa). Diapositivios (ficheiros em powerpoint). William H. Hayt Jr. e Jack E. Kemerly, Análise de Circuitos em Engenharia, McGraw-Hill. Shlomo Karni, Applied Circuit Analysis, John Wiley & Sons, New York, NY, USA, 1988.
Língua Português
Data da última atualização: 2014-08-07
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.