Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
  4. Eletromagnetismo e Ótica

Eletromagnetismo e Ótica

Código 8547
Ano 2
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária T(30H)/TP(30H)
Área Científica Física e Química
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não incluídos.
Objectivos de Aprendizagem Ministrar conhecimentos de Electromagnetismo e Óptica, aos níveis teórico, teórico prático e prático, incluindo a realização de trabalhos laboratoriais.
No final da Unidade Curricular o estudante deve demonstrar conhecimentos sobre a criação de campos electromagnéticos por cargas e correntes, acção de campos sobre cargas, meios materiais na presença de campos eléctricos e magnéticos estáticos. Ter noções sobre regimes variáveis em circuitos eléctricos e circuitos de corrente alterna. Mostrar compreender as equações de Maxwell, ondas electromagnéticas e fenómenos básicos da óptica. Saber resolver problemas. Compreender e saber executar trabalhos laboratoriais sobre a matéria.
Conteúdos programáticos 1. Electrostática. Electrostática no vazio e em meios materiais.
2. Corrente Contínua. Leis fundamentais e circuitos em corrente contínua.
3. Magnetostática. Magnetostática no vazio e em meios materiais.
4. Campos electromagnéticos variáveis. Indução electromagnética. Densidade de corrente de deslocamento. Elementos de circuitos em regime quase-estacionário. Equações de Maxwell no vazio. Conservação da energia e potência. Equações de Maxwell em meios materiais. Regimes variáveis em circuitos eléctricos. Corrente alterna.
5. Ondas electromagnéticas. Equações de Maxwell para campos com variação sinusoidal. Equações de onda no vazio. Polarização. Espectro electromagnético. Equações de onda em meios materiais homogéneos, lineares e isótropos. Ondas electromagnéticas em meios materiais. Reflexão e refracção de ondas electromagnéticas em interfaces planos. Leis da reflexão e da refracção (Leis de Snell - Descartes). Interferência, difracção.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Nas aulas teóricas e práticas o ensino é feito sequencialmente, baseado em material de apoio. Incentivam-se os alunos a serem assíduos e interventivos.
As aulas laboratoriais são dedicadas à explicaçao e demonstração prévia dos trabalhos, constantes de guia laboratorial, e à sua realização pelos alunos.
Recorre-se à utilização das modernas tecnologias de informação e comunicação.
1) Avaliação contínua: prova escrita, com classificação mínima de 10 (dez) valores. Os alunos com uma classificação inferior, repetem esta prova no exame final. Na componente laboratorial, os alunos formam pequenos grupos, e apresentam um relatório por cada trabalho realizado; é componente obrigatória, com a classificação mínima de 10 (dez) valores.
2) Avaliação por exame final: prova de exame final, com componente teórica e prática, com a classificação mínima de 10 (dez) valores.
3) Fórmula de cálculo da classificação final:
NF(nota final)=0.8xNTP(nota teórica e prática)+0.2xNL(nota laboratorial).
Bibliografia principal 1. Bibliografia principal
. Física para Cientistas e Engenheiros
vol. 2 (Electricidade e Magnetismo, Óptica) , 6ªedição
P.A. Tipler, G. Mosca
LTC-Livros Técnicos e Científicos Editora S.A.,
Rio de Janeiro, 2009
Editora Mc Graw Hill de Portugal Lda, 1999
. Física vols 3 e 4, 4ª edição
D. Halliday, R. Resnick e K. S. Krane
LTC-Livros Técnicos e Científicos Editora S.A.,
Rio de Janeiro, 1996
. Electromagnetics
J. D. Kraus
Mc Graw Hill, 1985

2. Bibliografia complementar
. Física
M. Alonso e E. J. Finn
Addison-Wesley Iberoamericana España S.A., 1999
. Campo Electromagnético
L. Brito, M. Fiolhais e C. Providência
Editora Mc Graw Hill de Portugal Lda, 1999
. Electromagnetismo
J. A. Edminister, 2ª edição
Colecção Schaum, Bookman, 2006
Língua Português
Data da última atualização: 2015-02-19
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.