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Eletrónica

Código 8548
Ano 2
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária T(30H)/TP(30H)
Área Científica Electrotecnia e Electrónica
Tipo de ensino --Presencial
Estágios --Não Aplicável
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem --Aplicar componentes discretos e integrados, lineares e não-lineares que formam a estrutura de um sistema electrónico de aquisição de dados: Díodos, Transistores, Amplificadores Operacionais, Filtros Activos, ADC's, DAC's, Comparadores.
Projectar laboratorialmente aqueles circuitos electrónicos.
--1. Capacidade para identificar os componentes electrónicos num dado circuito eléctrico e perceber o seu funcionamento - capacidade de análise e síntese.
2. Capacidade para projectar Fontes de Alimentação Reguladas, Amplificadores de Instrumentação, Filtros Activos, Conversores ADC e DAC, Comparadores com Histerese.
3. Capacidade para integrar todos os supracitados blocos electrónicos num sistema de aquisição de dados.
Conteúdos / Programa --1.Díodos semicondutores. Rectificação. Limitadores. Circuitos de mudança de nível. 2.Transístores bipolares e de efeito de campo. Caracterização. Ponto de funcionamento em repouso. Operação em regime de sinais fracos
3.Amplificadores operacionais. Modelo ideal. Topologias
4.Integrador e diferenciador. Diagramas de Bode
5.Amplificadores de Instrumentação. Ganho diferencial e ganho de modo comum. Erros estáticos e dinâmicos. Slew rate e CMRR
6.Filtros Activos. Projecto de filtros de 2ª ordem. Conceito de sensibilidade
7.Conversores Digital-analógicos. Princípio de funcionamento. Topologias. Erros de conversão
8.Conversores Analógico-digitais. Princípios de funcionamento. Casos especiais de aprendizagem: Conversor de aproximações sucessivas, conversor de dupla rampa, conversor flash
9.Aplicações Não Lineares dos Amp.'s Op.'s. Circuitos rectificadores de precisão. Compressores de ganho. Comparadores com histerese. Geradores de sinais.
10.Tópicos de Projecto de Electrónica
Bibliografia / Fontes de Informação --1. M. Medeiros Silva, “Introdução aos Circuitos Eléctricos e Electrónicos”, Fundação C. Gulbenkian, 1999
2. M. Medeiros Silva, “Circuitos com Transistores Bipolares e MOS”, Fundação C. Gulbenkian, 1999
3. Millman e Halkias, Integrated Electronics - McGraw - Hill, 1987
4. E. Norman Lurch, Fundamentos de Electrónica I e II - Jonh Wiley & Sons, 1999
5. Tobey, Graeme e Huelsman, Operational Amplifiers: Design and Applications - Burr-Brown, 1991
6. F. H. Mitchell, Jr, F. H. Mitchell, Sr, Introduction to Electronics Design – Prentice Hall 1992

7. http://e-conteudos.ubi.pt
8. http://www.national.com/catalog/index.html
9. http://www.maxim-ic.com/index.cfm
10. http://www.datasheetcatalog.com
11. http://www.electronics-tutorials.com
12. http://www.kpsec.freeuk.com/
Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas --A metodologia utilizada nas aulas teóricas é essencialmente do tipo expositivo, com recurso a apresentações de diapositivos.
São resolvidos problemas no final de cada capítulo de matéria teórica exposta e são propostos outros para resolução fora da aula.
Nas aulas laboratoriais os estudantes são agrupados 2 a 2 e realizam os projectos propostos em duas fases: primeiro fazem o dimensionamento dos componentes do circuito, depois implementam o circuito em matriz de contactos, acompanhado os resultados medidos ou visualizados com a simulação do circuito em MultiSim.
É realizada uma prova de avaliação no final do semestre. Também identifica matérias mais problemáticas sujeitas a revisão.
Métodos e Critérios de Avaliação A prova de frequência ou exame contribui para a nota final com 60%
A componente laboratorial contribui com 40% para a nota final
A classificação mínima para admissão ao exame final é 6 valores.
A classificação mínima de ensino-aprendizagem para aprovação na Unidade Curricular é de 10 valores.
Língua Português
Data da última atualização: 2015-02-19
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