Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
  4. História e Teoria da Educação

História e Teoria da Educação

Código 8985
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(30H)
Área Científica Educação
Tipo de ensino Teórico-Prático.
Estágios Não se aplica.
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem Com esta Unidade Curricular pretende-se que os alunos adquiram conceitos fundamentais de Teoria da Educação mediante uma abordagem eminentemente histórica. No final desta UC o estudante deverá ser capaz de:

• Perspectivar a origem das teorias pedagógicas e das instituições educativas atuais à luz do seu desenvolvimento histórico;
• Construir uma visão reflexiva sobre a importância das principais teorias pedagógicas;
• Desenvolver abordagens críticas e inovadoras da ação educativa;

• Expressar ideias de forma fundamentada, recorrendo à comunicação oral e escrita;
• Exercitar o sentido crítico;
• Desenvolver capacidades de trabalho colaborativo;
• Assumir a responsabilidade pela sua aprendizagem.

Conteúdos / Programa I. Questões Introdutórias: Conceito e objecto da História e Teoria da Educação e sua importância para a formação de professores; Reflexão sobre o conceito de educação e sobre a especificidade da relação educativa e pedagógica.
II. História da Educação. Raízes do pensamento pedagógico actual e a construção do modelo escolar de educação.
III. Tendências Educativas Atuais e Teorias Pedagógicas Contemporâneas.
Bibliografia / Fontes de Informação 1. Bibliografia principal

Abbagnagno, N., e Visalberghi, A. (1981). História da pedagogia. Lisboa: Livros Horizonte.
Boavida, J. e Del Dujo, A. (Eds) (2007). Teoria da educação. Contributos ibéricos. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
Cabanas, J. (2002). Teoria da educação: Concepção antinómica da educação. Porto: Edições Asa.
2. Bibliografia complementar
Savater, F. (1997). El valor de educar. Barcelona: Editora Ariel.
Bertrand, Y. (2001). Teorias contemporâneas da educação (2ª ed.). Lisboa: Instituto Piaget.
Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas Nas sessões de contacto teórica-práticas, apresentação dos conteúdos pela professora, com recurso a metodologias expositivas, interrogativas e demonstrativas e com o apoio de apresentações powerpoint e vídeos. A exploração dos conteúdos é complementada pela leitura de textos previamente distribuídos aos estudantes e analisados segundo objetivos específicos (em grupos de até quatro elementos)em sala de aula, promovendo o debate e as competências de trabalho colaborativo. Apresentação de temáticas relacionadas com os textos por grupos de alunos (e envolvendo pesquisa e preparação prévia)com o apoio de ppt e seguidas de debate em grande grupo.
Língua Português
Data da última atualização: 2014-08-07
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.