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Psicologia da Educação

Código 9019
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(30H)
Área Científica Educação
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não se aplica.
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem Compreender o contributo da psicologia da Educação para o processo de ensino-aprendizagem, construindo uma perspectiva compreensiva do desenvolvimento humano, da aprendizagem e de processos implicados no ensino-aprendizagem. Demonstrar conhecimento de abordagens teóricas explicativas da aprendizagem.
Explicitar implicações dos processos de aprendizagem de forma a fundamentar procedimentos pedagógicos e estratégias de acção educativa.
Construir uma perspectiva compreensiva de variáveis socio-cognitivas com impacto na motivação e na aprendizagem.
Desenvolver competências de pesquisa bibliográfica, síntese e interpretação da produção científica no âmbito da Psicologia da Educação.
Desenvolver competências de relacionamento interpessoal
Conteúdos / Programa 1. A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
2. DESENVOLVIMENTO HUMANO
2.1. Desenvolvimento humano: conceitos introdutórios
2.1. Desenvolvimento cognitivo na infância e adolescência
2.2. Desenvolvimento psicossocial na infância e adolescência
3. TEORIAS E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM: DEFINIÇÃO, ENQUADRAMENTO E APLICAÇÕES
3.1. Conceito de aprendizagem e sua evolução
3..2. O comportamentalismo e a aprendizagem escolar
3.2.3. Implicações na prática educativa
3.3. A aprendizagem social, por observação ou modelamento
3.3.1. Implicações na prática educativa
3. 4. .Explicações cognitivas e construtivistas da aprendizagem
3.4.1. Aprendizagem por Descoberta
3.4.2. Aprendizagem Significativa
3.4.3. Aprendizagem Cooperativa
3.4.4 .Implicações na prática educativa
4. NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS (NEES)
4.1.Evolução das práticas educativas no atendimento às NEEs: A escola inclusiva
4.2.Legislação portuguesa relativa aos alunos com NEEs
4.3. Alunos com NEES
Bibliografia / Fontes de Informação Lopes, J. A. (2002). Problemas de comportamento, problemas de aprendizagem e problemas de “ensinagem”. Coimbra: Quarteto.
Lopes, J. A., Rutherford, R. B., Cruz, M. C., Mathur, S. R. & Quinn. M. M. (2006 ). Competências sociais: Aspectos comportamentais, emocionais e de aprendizagem. Braga: Psiquilíbrios.
Oliveira, J. H. B. (2005). Psicologia da educação. Porto: Legis.
Papalia, D., Olds, S. & Feldman, R. (2001). O mundo da criança. Lisboa: McGraw-Hill.
Rice, F. P. (1999). Adolescencia: Desarrollo, relaciones y cultura (9ª Ed.). Madrid: Prentice Hall.
Silva, C. F., Nossa, P. N. S. & Silvério, J. M. A. (2000). Incidentes críticos na sala de aula: Análise comportamental aplicada. Coimbra: Quarteto.
Slavin, R. E. (2006). Educational Psychology: Theory and practice (8th Ed.). Boston, MA: Allyn and Bacon.
Sprinthall, N. A. & Sprinthall, R. C. (1993). Psicologia educacional. Lisboa: McGraw-Hill.
Woolfolk, A. E. (2000). Psicologia da educação. Porto Alegre: Artmed.
Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas Sistematização de conteúdos, com recurso a apresentações de natureza expositiva e à discussão e análise dos conteúdos e construção do conhecimento pelos estudantes através da resolução de problemas e de estratégias colaborativas; sessões teórico-práticas com análise de documentos, com pesquisa em bases de dados, realização de actividades de grupo/individuais e apresentação dos conteúdos trabalhados pelo estudante; trabalho independente.
Língua Português
Data da última atualização: 2014-08-07
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