Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Responsabilidade Social
  3. Um compromisso da UBI

Um compromisso da UBI

Num momento histórico de grandes transformações económicas, politicas e sociais, as universidades, como instituições de referência e de reflexão intelectual, têm um desafio acrescido: a de se constituírem como instituições com práticas eticamente adequadas, orientadas e comprometidas com um desenvolvimento sustentável, i.e um desenvolvimento perspetivado em todas as suas dimensões social, cultural, ética e ambiental. Espera-se, pois, que para além das suas ações no domínio do ensino, investigação e transferência de tecnologia, concomitantemente, as universidades assumam também um compromisso de responsabilidade social.

A UBI, de forma pioneira, decidiu assumir a sua responsabilidade social de forma mais ampla e plena incorporando-a na sua matriz de funcionamento. A aposta nesta dimensão é uma aposta no desenvolvimento integral e sustentável das pessoas e das comunidades; é uma ampliação do seu espirito empreendedor, libertando-o do seu caráter estritamente económico e (re)projetando-o para um domínio social e humano. É também uma reafirmação da UBI como universidade do mundo e para o mundo, como um centro de saber cosmopolita e mundividente. preservando a sua matriz humanística como verdadeira razão de ser da sua existência no mundo e do seu interesse pelo mundo.

A responsabilidade social é assumida como o instrumento indispensável para promover a UBI como construtora de novos mundos -  i.e. de novas realidades mais justas, mais democráticas e em equilíbrio com a natureza.
Na UBI, já muitos têm vindo a trabalhar nesta dimensão, mas nunca, até hoje, ela foi assumida explicitamente como um desígnio da reitoria.
Concretamente, compete à Vice-Reitoria para a área da Responsabilidade Social, em estreita colaboração com a restante equipa reitoral e em particular com a vice-reitoria para as áreas do Ensino e Internacionalização e a Vice-Reitoria para a área de Projetos:

a. Coordenar as ações dos diferentes organismos da UBI que atuam no domínio social incluindo:
• Ações desenvolvidas por serviços orgânicos da UBI
• Ações desenvolvidas por núcleos de estudantes
• Ações desenvolvidas por associações de alunos, funcionários ou docentes da UBI

b.  Promover e dar visibilidade às ações realizadas na UBI, pelos diversos organismos, no âmbito da responsabilidade social,
c. Colaborar com o Provedor do Estudante, os Serviços de Ação Social e outros organismos na UBI que atuam na área social, no sentido de identificar problemas de cariz social e partilhar estratégias para os resolver
d. Promover e apoiar projetos que contribuam para formação cívica e humana das pessoas que formam a comunidade ubiana e da qualidade de vida dos seus participantes
e. Promover e apoiar projetos que contribuam para o desenvolvimento sustentável da região e da sociedade em geral
f. Desenvolver mecanismos que garantam a igualdade de direitos e oportunidades na instituição
g. Representar a UBI em organismos/parcerias externas cujo domínio de atuação é na área social
h. Definir indicadores relativamente à evolução das dimensões socias na UBI

 


A Universidade da Beira Interior foi aceite na United Nations Academic Impact (UNAI), programa que reúne academias e instituições ligadas à investigação de todo o mundo.
Ler notícia completa.

 

A nível regional, a UBI integra diversas redes de apoio, nomeadamente:

Data da última atualização: 04-06-2018
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.