Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Reitoria
  3. Gabinetes e Serviços
  4. Gabinete de Internacionalização e Cooperação
  5. Apoio à Internacionalização
  6. Mobilidade Estudantes Outgoing
  7. Erasmus + Estudos ICM
  8. Perguntas frequentes

Perguntas frequentes

Qual é a diferença entre o Erasmus+ e o Erasmus+ ICM?
O Erasmus+ é um programa de mobilidade para países na União Europeia, enquanto o Programa Erasmus+ ICM é um programa de mobilidade para países fora da União Europeia.

Posso candidatar-me ao Programa Erasmus+ ICM?
Para proceder à candidatura, é necessário estar matriculado na Universidade da Beira Interior e possuir um número mínimo de 60 ECTS no ato da candidatura.

Qual é a duração da mobilidade?
Um semestre, mas pode ser prorrogada por mais 1 semestre, mediante disponibilidade de bolsa.

Já fiz mobilidade ao abrigo do Programa Erasmus+. Posso fazer outra vez?
Sim, desde que não tenhas ultrapassado 12 meses de mobilidade num ciclo de estudos. 

Que documento posso consultar para ter uma visão geral das regras do programa Erasmus+ ICM?
Poderás consultar as Normas dos Programas de Mobilidade da Universidade da Beira Interior aqui.

Pretendo ir em Erasmus, mas tenho algumas questões. Quem me pode esclarecer?
Durante todo o processo, terás o apoio do Gabinete de Internacionalização e Cooperação da UBI através do icm@ubi.pt em questões relativas a regras do Programa e administrativas e o do/a tua Coordenador/a de Mobilidade na UBI para questões académicas durante. Na Universidade de acolhimento, receberás o apoio do Gabinete de Relações Internacionais e também de um Coordenador/a de Mobilidade que te acompanhará nas questões académicas.

Que documentação é necessária para o processo de mobilidade na Universidade da Beira Interior?
Para termos o teu processo completo, o Gabinete de Internacionalização e Cooperação reunirá a seguinte documentação ao longo do processo de candidatura e mobilidade: Cartão de cidadão/Passaporte, Curriculum Vitae em língua inglesa ou língua da Universidade de acolhimento, Carta de aceitação (Acceptance Letter), Declaração ou Certificado de Proficiência Linguística (Linguistic Proficiency Certificate), Acordo de Aprendizagem (Learning Agreement), apólice e recibo de seguro privado contratualizado, Acordo Financeiro (Grant Agreement), Declaração de IBAN, Registo do Viajante no Portal das Comunidades Portuguesas, Certificado de Estadia (Stay Certificate), Relatório final da plataforma Beneficiary Module. Se o/a estudante for bolseiro DGES, será necessário apresentar adicionalmente a Declaração de Bolseiro emitida pelo Serviços de Ação Social da UBI. Se pretender receber o reembolso de como realizou viagens ecológicas, deverá apresentar a Declaração de Viagem Ecológica e recibos comprovativos.

Como é que preencho o Acordo de Aprendizagem (Learning Agreement)?
O Acordo de Aprendizagem tem questões específicas e deverás preencher toda a informação solicitada no documento. Recomendamos que o seu preenchimento seja feito junto do/a Coordenador/a de Mobilidade, analisando o programa curricular na UBI e na Universidade de acolhimento.

Posso levar Unidades Curriculares em atraso em mobilidade?
Sim, desde que não sejam Unidades Curriculares do primeiro ano de estudos.

Posso fazer Unidades Curriculares por extensão em mobilidade?
Não. Deverás estar matriculado a todas as Unidades Curriculares. 

Qual é o mínimo e o máximo de período de mobilidade?
O período de mobilidade tem uma duração mínima de 2 meses e máxima de 12 meses, para um ciclo de estudos.

Que direitos e deveres tenho ao realizar uma mobilidade Erasmus+ ICM?
O programa Erasmus+ visa apoiar o desenvolvimento educativo e pessoal dos estudantes participantes, em Instituições de Ensino Superior parceiras da Universidade da Beira Interior localizadas em países fora da União Europeia. Procura também promover a igualdade de oportunidades e o acesso, a inclusão, a diversidade e a justiça em todas as suas ações. Por último, o programa contribui para alcançar os objetivos da UE relacionados com a transformação digital, o desenvolvimento sustentável e a cidadania ativa. A Carta do Estudante Erasmus+ reflete esses mesmos valores e prioridades acima mencionados, visando informar adequadamente os participantes sobre os seus direitos e obrigações e garantir o sucesso da implementação da sua mobilidade. Clica aqui para a leres na íntegra.

 

Tens outras dúvidas? Para mais informações, contacta-nos através do e-mail icm@ubi.pt

As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.