2. Conferências e Seminários
  3. III ENCONTRO NACIONAL UNIVERSIDADE E CULTURA

III ENCONTRO NACIONAL UNIVERSIDADE E CULTURA

Ficheiro com o nome: cabecalho2

Nos dias 17 e 18 de novembro, realiza-se o III Encontro Nacional Universidade e Cultura, uma iniciativa conjunta do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e do Plano Nacional das Artes à qual a UBI se associa, acolhendo a realização deste importante espaço de reflexão. Subordinado ao tema “A Missão Cultural da Universidade: Definições, Desafios, Percursos”, este III Encontro Nacional propõe-se debater um dos eixos centrais a partir dos quais se estrutura a relação entre Universidade e Cultura. Com efeito, a própria Lei que estabelece a autonomia das Universidades – 108/88, de 24 de setembro –, no artigo relativo à sua missão (art.º 1), define-as como “centros de criação, transmissão e difusão de cultura”.

É no cumprimento desta missão que se joga o destino da própria relação entre Universidade e Cultura, nas três dimensões fundamentais que ela tradicionalmente assume: ensino, investigação e transferência de conhecimento. Pensar a relação entre Universidade e Cultura exige, pois, uma reflexão de fundo sobre esta missão que considere as múltiplas e complexas questões suscitadas pela sua definição, pelos desafios (e oportunidades) que se colocam à sua prossecução plena e pelo(s) percurso(s) que a universidade portuguesa, na diversidade e singularidade das instituições que a compõem, tem trilhado neste contexto.

O III Encontro Nacional Universidade e Cultura pretende ser este espaço de reflexão, associando aos tradicionais debates de perfil mais académico exposições, visitas, projeção de filme, momentos musicais. O segundo dia de trabalhos deste Encontro Nacional coincide com o Dia Europeu do Património Académico, que será assinalado com um conjunto de iniciativas nas 16 IES que integram o CRUP e com a cerimónia de assinatura dos primeiros contratos-programa que criam, a partir da sua implantação regional, o projeto do Corredor Cultural português.