Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Eventos
  3. Museu de Lanifícios assinala Jornadas Europeias do Património

Museu de Lanifícios assinala Jornadas Europeias do Património

As atividades desenrolam-se ao longo de quatro dias e vão destacar o património industrial da Covilhã e do concelho.

EVENTO:

  02 de outubro de 2021

  Importar iCal

Partilha

O Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior (UBI) associa-se às Jornadas Europeias do Património, que celebram o Património Inclusivo e Diversificado, através do tema “Património de, por e para Todos, porque o Património é nosso” (DGPC, 2021).  As atividades realizam-se nos próximos dias 24, 25, 26 de setembro e 2 de outubro. O programa tem por objetivo a sensibilização da comunidade para a riqueza e diversidade do património industrial na Covilhã, Cidade-Fábrica e no concelho.

O programa tem como convidado especial Jorge Custódio, um dos eméritos investigadores do património industrial português, em especial da Covilhã, que irá proporcionar uma visita orientada, aberta à comunidade, pelo Circuito do Vapor, no dia 25 de setembro, às 15h30. A visita incluirá a passagem por três lugares com património arqueológico alvo de ações de preservação e de salvaguarda: a Tinturaria setecentista pombalina (séc. XVIII) na Real Fábrica de Panos, classificada em 1982 como Imóvel de Interesse Público, as estruturas arqueológicas e a caldeira a vapor De Naeyer & Cie., na Real Fábrica Veiga e a caldeira a vapor Babcock & Wilcox da Tinturaria Alçada, na Tinturaria – Galeria de Exposições. Nos dias 24 e 26 de setembro, enquadrados pela Rota da Lã, serão proporcionados dois dos percursos pedestres urbanos pelo património industrial (Ribeira da Goldra e Centro Histórico), e, no dia 2 de outubro, será ainda possível percorrer o Trilho dos Operários – da Bouça à Covilhã, com a parceria da empresa ArgumentImperdível Unipessoal, Lda.

Além destas iniciativas, serão também proporcionadas entradas livres às Reais Fábricas de Panos e Veiga e visitas guiadas gratuitas, às 11h00 e às 15h00, com um percurso estimulante pelo tema “Da manufactura à Industrialização dos Lanifícios”.

A participação nas comemorações das Jornadas Europeias do Património 2021 é livre e gratuita, mas as atividades têm número limite de participantes, pelo que se recomenda a inscrição prévia através do telefone 275241411 ou e-mail muslan@ubi.pt.


Programa das Jornadas Europeias do Património 2021

24, 25 e 26 de setembro

10h00-13h00 / 14h30-18h00 | Entrada livre nas Reais Fábricas (Real Fábrica de Panos e Real Fábrica  Veiga)
11h00 e 15h00 | Visitas guiadas “Da Manufactura à Industrialização dos Lanifícios”

24 de setembro

17h30 | Museu Expandido – Visita guiada à «Covilhã, Cidade-Fábrica»: itinerário pela Ribeira da Goldra (Rota da Lã-Translana)


25 de setembro

15h30 | Museu Expandido – «Circuito do Vapor», visita orientada por JORGE CUSTÓDIO

26 de setembro

9h30 | Museu Expandido – Visita guiada à «Covilhã, Cidade-Fábrica»: itinerário pelo Centro Histórico (Rota da Lã-Translana)

2 de outubro

8h00 | Museu Expandido – pelo «Trilho dos Operários» - De Bouça à Covilhã (em parceria com Argumentimperdível Unipessoal, Lda.)

Mais informação
Jornadas Europeias do Património 2021 
Museu de Lanifícios 

Data da última atualização: 2021-10-01
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.