3. Projecto ArCo¹ – Auto-Regulação na Covilhã

Promoção de Competências de Estudo em Alunos de 1º ano

Inscrições abertas.

De 27 de outubro a 05 de novembro de 2008

O NEIP – Núcleo de Estudos e Investigação em Psicologia do Departamento de Psicologia e Educação da UBI, serviço de apoio psicológico da nossa Universidade vai desenvolver, junto dos alunos de 1º ano de licenciatura, um programa de promoção de estratégias de aprendizagem.

As sessões serão semanais e decorrerão em pequeno grupo, orientadas por psicólogos da equipa do NEIP. Durante as mesmas trabalharar-se-ão competências de estudo com o objectivo de desenvolver nesta população estratégias e técnicas que facilitem a adaptação ao Ensino Superior, a aprendizagem auto-regulada, em síntese, o sucesso académico!

O projecto tem como referencial a ferramenta “Cartas do Gervásio ao seu umbigo: comprometer-se com o estudar na Universidade”, uma narrativa desenvolvida com o objectivo de “discutir com alunos de primeiro ano questões sobre estratégias e processos de auto-regulação da aprendizagem, equipando-os para poderem enfrentar as suas tarefas de aprendizagem com maior qualidade e profundidade” (Rosário, NuÑez e Pienda, 2005).

Se é professor e deseja conhecer melhor o projecto, escreva-nos e todos os esclarecimentos serão prestados.

Se és aluno de primeiro ano e estás interessado, podes inscrever-te pelo e-mail infoneip@ubi.pt. As sessões decorrerão às quartas feiras, das 11h às 13h ou às quintas feiras, das 14h às 16h, no Pólo das Ciências Sociais e Humanas (Ernesto Cruz). Envia-nos por email o teu nome, idade, nº de aluno, curso e o dia em que te inscreves.

Vem aprender a ser auto-regulado e autónomo na aprendizagem! Participa!

•   UBI

Data da última atualização: 2008-10-27