3. Rastreio da Doença Carotídea na Faculdade de Ciências da Saúde para a comunidade da região

Ficheiro com o nome: rastreio_carotidea_FCS (1)_page-0001

De 07 a 09 de maio de 2024

A Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (FCS-UBI) promove um rastreio aberto à comunidade da região sobre a Doença Carotídea. A avaliação tem o intuito de analisar a presença de gordura (ateroma) nas artérias carótidas, localizadas no pescoço, e realiza-se no dia 9 de maio (quinta-feira).

O objetivo do rastreio é promover o envelhecimento ativo e a adoção de hábitos de vida saudáveis, enquanto combate aos fatores de risco vascular na comunidade da Beira Interior.

Pessoas com idade igual ou superior a 55 anos ou que possuam fatores de risco vasculares conhecidos, como hipertensão arterial, diabetes, dislipidemia ou tabagismo são especialmente incentivadas a participar neste rastreio.

Em caso de resultados críticos ou achados patológicos, será elaborado um relatório técnico com recomendações que será entregue ou enviado posteriormente ao participante.

O envolvimento com a comunidade representa o esforço para promover a saúde vascular e o bem-estar geral.

O rastreio surge de uma estreita cooperação entre a FCS-UBI e a Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco, no âmbito da Licenciatura em Fisiologia Clínica.

Ficheiro com o nome: rastreio_carotidea_FCS (1)_page-0001

Data da última atualização: 2024-05-08