3. Bolsa de Integração na Investigação - Centro de Investigação em Ciências da Saúde

Área científica genérica: Ciências da Saúde. Área científica específica: Neurobiologia. Candidaturas até 24 de Outubro.

24 de outubro de 2008

Anúncio

Na sequência do Compromisso com a Ciência assumido pelo Governo e nos termos do Regulamento de Formação Avançada e Qualificação dos Recursos Humanos, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) convida as Instituições de Investigação do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN) a abrirem concurso para a atribuição de Bolsas de Integração na Investigação (BII) a serem financiadas pela FCT, com o objectivo de virem a ser atribuídas até 5000 bolsas em 2008.
Neste enquadramento, o Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS) instalado na Universidade da Beira Interior, nos termos do Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), e tendo em conta a aplicação do Estatuto do Bolseiro de Investigação, Lei nº 40/2004 de 18 de Agosto, abre concurso para atribuição de 1 Bolsa de Integração na Investigação, para estudantes do 1.º ciclo do ensino superior, ou equivalente, inseridas no Programa Plurianual de Financiamento para a Ciência e Tecnologia da FCT, obedecendo às seguintes condições:

Referência: BII2008-6-CICS
área científica genérica: Ciências da Saúde
área científica específica: Neurobiologia

1. Duração e Regime de Actividade: Duração de 12 meses não renováveis, com início previsto em Novembro de 2008, em regime de exclusividade, conforme Regulamento de Formação Avançada e Qualificação dos Recursos Humanos da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, disponível em http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/regulamento2008

2. Objecto de Actividade: Pretende-se estimular o gosto pelo trabalho de investigação científica através da prática de investigação, bem como desenvolver o sentido crítico, a autonomia e a criatividade dos estudantes do ensino superior. Os trabalhos decorrerão sob a orientação de um investigador desta Unidade de Investigação, e no âmbito de um tema a decorrer relacionado com o “Estudo da Interacção entre os sistemas de sinalização intracelular accionados pelos receptores dos endocanabinoides e da adenosina no cérebro de mamífero”. O bolseiro terá que elaborar, no final do período da bolsa, um relatório a validar pelo supervisor e a apresentar em sessão pública organizada pela instituição que concede a bolsa. Serão estabelecidos acordos para a creditação (ECTS) do trabalho realizado pelo estudante.

3. Orientação Científica: A orientação científica do bolseiro ficará a cargo de um dos seguintes investigadores: José Francisco da Silva Cascalheira

4. Requisitos: A formação académica requerida corresponde à frequência de uma Licenciatura (1º Ciclo) ou equivalente, na área de Bioquímica, Farmácia, Ciências Biomédicas, Biologia, Medicina em instituições nacionais de ensino superior público ou privado.

5. Remuneração: € 140,00/mês de acordo com valores das Bolsas de Investigação da FCT.

6. Documentos de Candidatura e Selecção: Os candidatos serão seleccionados segundo os seguintes critérios de avaliação:
1 - Classificação média nas disciplinas já concluídas da licenciatura, sendo dado preferência a alunos com o 2º ano completo.
2 - Classificação média nas disciplinas relacionadas com a área de investigação, nomeadamente, Bioquímica e Biologia.
3 – Carta de intenção com uma página.
4 – Entrevista para demonstração de motivação e disponibilidade.

As candidaturas serão avaliadas por um júri formado por Prof. José Francisco da Silva Cascalheira, Prof.ª Ana Cristina Mendes Dias Cabral e Prof.ª Fernanda da Conceição Domingues. A avaliação decorrerá, em principio, no dia 24 de Outubro.

Os candidatos deverão enviar documentação que ateste e sup

Data da última atualização: 2008-10-24