Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Eventos
  3. ASTA apresenta Lano Kaj Neĝo na Covilhã

ASTA apresenta Lano Kaj Neĝo na Covilhã

Espetáculo inspirado em “A Lã e a Neve” pode ser visto no New Hand Lab, nos dias 23, 25 às 21h30 e dia 26, às 16h00.

EVENTO:

  De 23 a 26 de maio de 2019

  Fora da UBI

  Importar iCal

Partilha

A ASTA – Teatro e Outras Artes apresenta a peça “Lano Kaj Neĝo”, uma criação de Miguel Pereira inspirada na obra de Ferreira de Castro “A Lã e a Neve”.

“Lano kaj Neĝo”, que significa “A Lã e a Neve” em esperanto, debruça-se sobre a obra que se constitui como símbolo para a identidade social e cultural da região da Beira Interior, para além de ser uma referência da literatura nacional.

“Interessou-me encontrar um veículo que servisse por um lado o contexto local e ao mesmo tempo projetasse as questões e anseios da nossa humanidade”, de acordo com o encenador.

A peça acompanha o percurso de Horácio, de pastor em Manteigas ansiando um dia reunir as condições financeiras para poder ter a casa que sonha para viver com a sua família, até se tornar tecelão numa fábrica na Covilhã e confrontar-se com a dura realidade do operariado.

Enquadrada nos anos 40 do séc. XX, durante o período da Segunda Guerra Mundial e com a ditadura em Portugal como pano de fundo, olha-se para a serra isolada e para as condições precárias em que vivem aqueles serranos, e olha-se para o auge do mundo industrial e têxtil na Covilhã onde o trabalho se torna uma reivindicação social importante. Ferreira de Castro coloca-nos perante a busca incessante dos homens e das mulheres por melhores condições de vida, esperando que um dia chegue esse tal “mundo novo” a que todos aspiram.

As apresentações estão marcadas para a Covilhã no espaço do New Hand Lab, nos dias 23 e 25 de maio (quarta e  sexta-feira), às 21h30 e no dia 26 de maio (sábado), às 16h00.
 
Ficha Técnica:
Produção: ASTA  
Direção: Miguel Pereira
Texto: Ferreira de Castro
Interpretação: Bruno Esteves, Carmo Teixeira, Sérgio Novo
Consultadoria Artística: Miguel Rainha
Desenho de luz: Miguel Pereira com Bruno Esteves e Pedro Fonseca/coletivo ac
Figurinos: Jorge Mendes
Fotografia: Rita Carrilho
Vídeo: Tiago Moura
Produção e Comunicação: Rui Pires
Assistência de Produção e Comunicação: Helena Ribeiro
Coprodução: Câmara Municipal da Guarda, Câmara Municipal de Gouveia, Freguesia de Famalicão da Serra, Teatro Municipal da Guarda, Cine Teatro de Gouveia, Casa da Cultura de Famalicão da Serra
Apoios: Câmara Municipal da Covilhã, IPDJ, New Hand Lab, Oriental de São Martinho
Agradecimentos: Museu de Lanifícios (Covilhã), Museu do Meio (Meio)
Classificação etária: M/12
Idioma: Português
Duração: 60m

Data da última atualização: 2019-05-22
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.