Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Eventos
  3. Academia Júnior de Ciências arranca com palestra

Academia Júnior de Ciências arranca com palestra

Sessão no Anfiteatro 2.12, a partir das 16h30. A palestra com o docente da UBI Pedro Inácio será transmitida via zoom.

  30 de outubro de 2020  

A edição 2020/2021 da Academia Júnior de Ciências arranca no dia 30 de outubro (sexta-feira). O programa da sessão inaugural contempla a palestra intitulada “Um bit num milhão de bytes”, por Pedro Inácio, docente do Departamento de Engenharia Informática da UBI.

A atividade tem início às 16h30, no Anfiteatro 2.12, e pode ser acompanhada pela plataforma Zoom, através desta ligação.

A Academia Júnior de Ciências vai para a 7.ª edição, abrindo as portas aos estudantes do 12.º ano do Ensino Secundário, para experimentarem atividades que decorrem nos espaços nobres dedicados ao ensino e investigação.

Resumo
Nesta palestra descrevem-se várias aventuras do autor enquanto investigador científico e professor. Numa delas conta-se como se pode começar um Doutoramento em segurança informática e acabar por desenhar um gerador de números pseudoaleatórios baseado em números primos. Noutra refere-se como a vontade de ser um bom pai pode motivar uma investigação aprofundada do Android, ao ponto de quási-piratear jogos de computador. Noutra ainda se menciona como um pequeno ensinamento pode ficar adormecido até à génese de uma ideia publicada numa revista científica internacional. Pelo meio relatam-se episódios de geeks, e explica-se como um bom problema intratável pode ser melhor do que contar carneiros para adormecer. Algumas das aventuras demonstram que cada um de nós, enquanto bit num milhão de bytes, pode fazer toda a diferença.

Data última atualização: 2020-10-30

  •   UBI
  •   ajc

Data da última atualização: 2020-10-30
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.