Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. UBI participa no IV Encontro Internacional de Reitores Universia

UBI participa no IV Encontro Internacional de Reitores Universia

  21 de maio de 2018  

Img:

O evento que decorre em Salamanca junta 700 responsáveis por academias ibero-americanas.

O Reitor da Universidade da Beira Interior (UBI), António Fidalgo, participa no dia de hoje e amanhã num encontro internacional que vai procurar os pressupostos das universidades do futuro. O IV Encontro Internacional de Reitores Universia tem como lema “Universidade, Sociedade e Futuro” e uma agenda centrada na formação, em especial a educação digital, a investigação e o contributo para o desenvolvimento social e territorial.

Aquela que é a maior reunião de responsáveis de instituições de Ensino Superior dos últimos anos de uma rede ibero-americana de universidades e politécnicos teve início na manhã desta segunda-feira, na cidade espanhola de Salamanca, com a presença dos chefes de Estado dos dois países ibéricos, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o rei de Espanha, Felipe VI.

O encontro junta 700 representantes de academias de Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Perú e Portugal, além elementos dos universos político e empresarial, bem como de instituições internacionais”. O secretário-geral da OCDE, Angel Gurría, a presidente da rede Universia e do banco Santander, Ana Botín, são algumas das personalidades presentes.

A análise dos dois dias terá em conta o papel da academia, considerada um interveniente decisivo no desenvolvimento económico e social, além de ser um pilar fundamental da criação, transmissão e difusão do conhecimento, bem como o instrumento no qual as empresas, instituições e governos se baseiam para obter um capital humano qualificado e competente.

“Os povos, os territórios e as nações tornam-se mais competitivos à escala continental e global, através dos três motores de gestão de conhecimento: ensino, investigação e transferência”, de acordo com a organização.

O evento está estruturado em três eixos: “Formar e Aprender Num Mundo Digital”; “Investigação na Universidade: Um Paradigma em Avaliação?”; e “Contribuição para o Desenvolvimento Social e Territorial”. No final, serão avançadas iniciativas académicas e aprovadas as propostas do comité académico, bem como a política institucional.

Mais informação
IV Encontro Internacional de Reitores Universia 

Partilhar

Data da última atualização: 2018-05-21
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.