3. UBI participa no IV Encontro Internacional de Reitores Universia

UBI participa no IV Encontro Internacional de Reitores Universia

21 de maio de 2018

O evento que decorre em Salamanca junta 700 responsáveis por academias ibero-americanas.

O Reitor da Universidade da Beira Interior (UBI), António Fidalgo, participa no dia de hoje e amanhã num encontro internacional que vai procurar os pressupostos das universidades do futuro. O IV Encontro Internacional de Reitores Universia tem como lema “Universidade, Sociedade e Futuro” e uma agenda centrada na formação, em especial a educação digital, a investigação e o contributo para o desenvolvimento social e territorial.

Aquela que é a maior reunião de responsáveis de instituições de Ensino Superior dos últimos anos de uma rede ibero-americana de universidades e politécnicos teve início na manhã desta segunda-feira, na cidade espanhola de Salamanca, com a presença dos chefes de Estado dos dois países ibéricos, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o rei de Espanha, Felipe VI.

O encontro junta 700 representantes de academias de Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Perú e Portugal, além elementos dos universos político e empresarial, bem como de instituições internacionais”. O secretário-geral da OCDE, Angel Gurría, a presidente da rede Universia e do banco Santander, Ana Botín, são algumas das personalidades presentes.

A análise dos dois dias terá em conta o papel da academia, considerada um interveniente decisivo no desenvolvimento económico e social, além de ser um pilar fundamental da criação, transmissão e difusão do conhecimento, bem como o instrumento no qual as empresas, instituições e governos se baseiam para obter um capital humano qualificado e competente.

“Os povos, os territórios e as nações tornam-se mais competitivos à escala continental e global, através dos três motores de gestão de conhecimento: ensino, investigação e transferência”, de acordo com a organização.

O evento está estruturado em três eixos: “Formar e Aprender Num Mundo Digital”; “Investigação na Universidade: Um Paradigma em Avaliação?”; e “Contribuição para o Desenvolvimento Social e Territorial”. No final, serão avançadas iniciativas académicas e aprovadas as propostas do comité académico, bem como a política institucional.

IV Encontro Internacional de Reitores Universia

Data da última atualização: 2018-05-21