3. Concurso desafia núcleos a criar atividades para integrar novos alunos

Concurso desafia núcleos a criar atividades para integrar novos alunos

•   14 de setembro de 2018

A iniciativa desafia os estudantes mais velhos a envolver os recém-chegados em atividades solidárias e de descoberta da UBI e da Covilhã.

Ficheiro com o nome: integro

Receber os novos alunos de forma responsável, através de atividades que mostrem os diversos espaços da academia e da cidade da Covilhã, são os principais objetivos do Concurso Integro, que a Universidade da Beira Interior (UBI) e a Associação de Estudantes promovem neste início do ano.

A iniciativa lançada em 2016 desafia a criatividade dos diversos núcleos de estudantes para que desenvolvam iniciativas marcadas por um elevado grau de inclusão e centrados no convívio, na diversão e na descoberta da UBI e da Covilhã, duas realidades que farão parte do quotidiano dos mais de 1.000 alunos que este ano iniciam os seus cursos de 1.º Ciclo/Licenciatura ou Mestrado Integrado.

De acordo com o Regulamento, o Integro insere-se no “âmbito do processo de acolhimento e integração dos alunos, premiando atividades desenvolvidas no início de cada ano letivo, que fomentem o convívio, a diversão, o interconhecimento e a cooperação com a sociedade”.

As inscrições para o Integro estão abertas até dia 28 de setembro, data limite para o envio da proposta de atividade, que terá de ter a duração mínima de três dias e realizar-se fora do horário das aulas do 1.º Ano. Para admissão ao concurso deve ser enviado um e-mail para grp@ubi.pt com uma ficha descritiva sobre a ideia a concurso, com a seguinte estrutura: Identificação do Núcleo de Estudantes; Título do projeto a concurso e/ou acrónimo; objetivos; atividades e calendarização; e parcerias.

Depois, até dia 17 de outubro, os núcleos participantes têm de apresentar ao júri a hiperligação de um vídeo de 180 segundos – publicado no YouTube –, que mostre o progresso do projeto desenvolvido e os diversos trabalhos levados a efeito.

Os vencedores serão os núcleos que melhor cumpram quatros critérios: relevância, originalidade, aplicação da ideia; grau de inclusão dos novos alunos (terá de ter um mínimo de 50% de “caloiros”); responsabilidade social e solidariedade; e nível de envolvimento dos proponentes na concretização do projeto.

Aos três melhores classificados do concurso que tem o apoio do Banco Santander serão atribuídos 1.000 euros (1.º prémio), 500 euros (2.º prémio) e 250 euros (3.º prémio).

Com o Integro, a UBI sublinha a importância que atribui ao acolhimento dos novos alunos, momento em que põe em prática os seus princípios de entidade de ensino e ciência, mas também de formação humana e cívica, que aposta na promoção de uma cidadania democrática e numa forte política de inclusão social dos seus estudantes. Estas são algumas das ideias presentes num texto informativo que está a ser distribuído aos estudantes no momento da matrícula, subscrito pela Reitoria, Provedoria do Estudante e Associação Académica da UBI.

Data da última atualização: 2018-09-14