3. Cabine de Leitura promove livros junto à Biblioteca Central

Cabine de Leitura promove livros junto à Biblioteca Central

•   22 de março de 2022

A iniciativa é uma parceria da UBI com a Altice.

Ficheiro com o nome: cabine_leitura

A população da Covilhã ganhou mais um espaço de acesso gratuito à cultura, através da leitura, na sequência da instalação de uma antiga cabine telefónica transformada em microbiblioteca, que está colocada junto ao elevador da Goldra.

O espaço tem disponíveis dezenas de livros que podem ser levados, lidos e devolvidos, resultando de uma parceria estabelecida entre a Biblioteca da Universidade da Beira Interior (UBI) e a empresa Altice. Para a cedência do local contribuiu a Câmara Municipal da Covilhã. A inauguração, no dia 21 de março, coincidiu com o Dia Mundial da Poesia, um dos géneros nobres do universo literário e, consequentemente, dos livros.

A sessão oficial de abertura da Cabine de Leitura foi, inevitavelmente, um elogio à importância dos livros e à iniciativa de os aproximar das pessoas.

Paulo Serra, Vice-Reitor da UBI, lembrou, a esse propósito, as Bibliotecas itinerantes da Fundação Calouste Gulbenkian, para salientar a premissa das microbibliotecas: “Este projeto da Altice vai muito nesse sentido de continuar o movimento de levar os livros ao leitor”.

Uma estratégia que a UBI também desenvolve, dando aos alunos a oportunidade de ler e estudar na sua Biblioteca, sempre que quiserem. “Temos uma biblioteca onde os estudantes podem estar sete dias por semana, 24 horas por dia. Ainda ontem à noite vi a Biblioteca toda iluminada, com pessoas a entrar e sair e fiquei muito feliz por isso”, afirmou Paulo Serra.

O representante da empresa, Alcino Lavrador, Diretor Geral da Altice Labs, lembrou que a iniciativa teve início em 2013 e já vai com mais de 45 cabines de leitura instaladas em todo o país, incluindo as ilhas, materializando a dimensão de sustentabilidade e responsabilidade social da Altice. “Há centenas, se não milhares, de cabines que podiam ficar a apodrecer. À alternativa de irem para o lixo, damos-lhe esta segunda vida, que espero que seja um exemplo para outras entidades”, disse, acrescentando que “o património histórico (da Altice) pode tornar-se algo partilhado com os cidadãos”.

Na sessão oficial estiveram ainda a vereadora da Cultura na Câmara da Covilhã, Regina Gouveia, que sugeriu criar atividades que liguem as duas cabines de leitura da cidade (a primeira instalada na Praça do Município), e Luís Pires, diretor da Biblioteca da UBI. O responsável agradeceu o empenhamento de todos os funcionários que intervieram na implementação do projeto, e agradeceu à Altice ter acedido ao pedido de instalação da Cabine. “Quando soubemos da iniciativa, achámos que tinha todo o sentido, não só para a nossa comunidade estudantil, mas também para aquela comunidade da cidade da Covilhã que utiliza a Biblioteca”, referiu.

Junto à nova microbiblioteca, e já com a presença do Reitor da UBI, a comitiva inaugurou o espaço dedicado aos livros, com Mário Raposo a elogiar o projeto destinado ao “incentivo à leitura”.

A cerimónia terminou com um momento musical e a declamação de poesia no interior da Biblioteca da UBI.

Data da última atualização: 2022-03-22