3. Afonso Gomes é o novo Provedor do Estudante da UBI

Afonso Gomes é o novo Provedor do Estudante da UBI

•   23 de junho de 2023

Antigo Presidente da AAUBI eleito e empossado na última reunião do Conselho Geral.

Ficheiro com o nome: provedor_afonso_gomes

Afonso Manuel Mousaco Gomes, antigo Presidente da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) e mestrando de Ciência Política, foi eleito e empossado hoje na reunião do Conselho Geral.

Com um percurso ativo dentro da academia, Afonso Gomes, licenciado em Ciência Política e Relações Internacionais (CPRI) pela UBI, foi Presidente do Núcleo de CPRI (2015), Representante dos Estudantes no Senado da Universidade pela Faculdade de Artes e Letras (2017), Presidente da AAUBI (2017) e membro do Corpo de Estudantes do Conselho Geral (2020-2022).

A terminar o Mestrado em Ciência Política, o novo Provedor do Estudante da UBI desempenha também, entre outras atividades associativas externas à academia, funções como Deputado Municipal na Assembleia Municipal da Covilhã desde 2021.

Desenvolver estratégias de resolução e, sobretudo, de prevenção de possíveis desafios, em “estreita colaboração com todas as unidades orgânicas, com todos os departamentos, com todas as faculdades e, em especial, também com a Associação Académica e com os estudantes que, neste momento, integram os órgãos da representação estudantil nos conselhos pedagógicos” é o objetivo da primeira fase do mandato de Afonso Gomes que, durante os próximos dois anos, estará à frente do Gabinete da Provedoria do Estudante.

O Provedor do Estudante, entidade criada em 2008 com o propósito de garantir e promover os direitos e interesses legítimos dos estudantes da UBI, é designado pelo Conselho Geral, (constituído por 15 representantes dos professores e investigadores, 5 representantes dos estudantes, 8 personalidades externas e 1 representante do pessoal técnico, administrativo e de gestão) para mandatos de dois anos, num máximo de dois mandatos. Das suas competências destacam-se a apreciação, e posterior encaminhamento, aos órgãos e serviços aptos da UBI, de reclamações de estudantes, bem como de recomendações que considere necessárias e adequadas à prevenção ou reparação de eventuais irregularidades ou injustiças, não dispondo, no entanto, de poder decisivo sobre as mesmas.

Afonso Gomes sucede, assim, a Jorge Pereira, Mestre em Medicina pela UBI e Provedor do Estudante entre os anos de 2020 e 2022.

Data da última atualização: 2023-06-23