3. Unidade de Investigação C-MADE-UBI promove contactos científicos na China

Unidade de Investigação C-MADE-UBI promove contactos científicos na China

•   08 de maio de 2024

O coordenador da UID, João Castro Gomes, esteve em organismos científicos e empresariais, tendo ainda participado num simpósio coorganizado pelo C-MADE.

Ficheiro com o nome: JCG China

A Universidade da Beira Interior (UBI) esteve representada numa jornada científica na China, através do coordenador científico da Unidade de Investigação C-MADE - Centre of Materials and Building Technologies, João Castro Gomes. Durante duas semanas, a visita abrangeu o estabelecimento de cooperações científicas e a organização do Simpósio Sino-Europeu de 2024 “Valorização de Resíduos e Materiais Absorventes de Carbono”.

João Castro Gomes esteve na Universidade Politécnica de Henan (HPU), onde foi estabelecida uma colaboração com o Professor Shouqiong Luo e os outros membros da equipa de investigação – professores Lei Yang, Wenyan Zhang, Songhui Liu e Jinping Zhu (Decano da Escola de Ciência e Engenharia de Materiais) –, que faz parte do Grupo de "Materiais de Baixo Carbono".

A HPU é parceira do projeto europeu CSTO2NE - “Biomimicry and Carbon Abosrbent Materials for a Climate Neutral Economy", que é coordenado pela UBI.

Durante a estadia foram realizadas visitas a laboratórios e várias reuniões com investigadores para discutir os avanços mais recentes no âmbito do CSTO2NE, com a equipa de investigação e estudantes de mestrado e doutoramento, com vista ao desenvolvimento de materiais de construção utilizando resíduos absorventes de CO2.

De forma semelhante, na Universidade de Jinan, o Professor Cheng Xin e a sua equipa, incluindo os Professores Shifeng Huang, Pengkun Hou e Lina Zhang, durante uma visita de dois dias, apresentaram projetos em curso e protótipos desenvolvidos pelo Laboratório "Provincial Key Laboratory for Preparation and Measurement of Building Materials" na universidade. Foram discutidas várias formas de colaboração, incluindo a participação de estudantes de doutoramento.

A estadia incluiu uma visita à empresa Qiangnai New Materials, uma das maiores empresas chinesas produtoras de produtos de construção, tais como blocos, elementos pré-fabricados e agregados artificiais obtidos a partir de resíduos industriais e CO2.

No que diz respeito ao Simpósio, tratou-se de uma coorganização do C-MADE-UBI, e realizou-se na Universidade Politécnica de Henan, entre 12 e 14 de abril.

O evento foi promovido no âmbito do projeto CSTO2NE, com o apoio da Universidade de Brunel (Reino Unido), Universidade Tecnológica da Silésia (SUT), Universidade Politécnica de Madrid (UPM) e Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior (CBPI).

João Castro Gomes apresentou o artigo "Materiais de construção sustentáveis: O papel do projeto CSTO2NE na promoção da reutilização de resíduos e utilização de CO2”. Foi dado a conhecer o conceito do projeto, que se debruça sobre a identificação de processos naturais que podem ser funcionalizados para melhorar a captura de CO2 na tecnologia de carbonatação acelerada, para a produção de materiais de construção.

A presença do docente do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura da UBI na China teve lugar entre os dias 1 e 16 de abril.

Esta informação promove os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:
Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação
Data da última atualização: 2024-05-08