Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. I Seminário Transcultural sobre Envelhecimento

I Seminário Transcultural sobre Envelhecimento

Subordinado ao tema "Intimidade e Sexualidade na velhice" realizar-se-á no dia 7 de julho de 2017, no Anfiteatro 7.20 da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Img:

 Información sobre el seminario en español

 

O modelo dominante sobre sexualidade humana reporta-nos, sobretudo, a imagens de pessoas jovens, adultas e heterossexuais. Apesar das profundas mudanças nas atitudes em relação à sexualidade, ainda é difícil lidar e aceitar as várias configurações da sexualidade que não “encaixam” neste modelo, como é o caso das pessoas idosas, das pessoas com deficiência ou com algumas patologias e limitações.

Integrar e aceitar a(s) vivência (s) da sexualidade na velhice é um eixo central para se promover o bem-estar e a dignidade na velhice. Os dilemas e desafios em se lidar com algumas atitudes e situações em particular, tais como nalguns casos de demência, levaram-nos a organizar este seminário em que se irão discutir conhecimentos, experiências e dúvidas em torno da intimidade e sexualidade na velhice. 

A visão transcultural que este seminário adota desde a sua conceção sobre a intimidade e sexualidade na velhice, a partir da partilha e discussão de ideias provenientes de diferentes contextos, poderá ser uma via de construção de projetos de intervenção e investigação neste campo. Pretendemos, assim, fomentar em atitudes e práticas que permitam à pessoa idosa ter vínculos e desfrutar da sua intimidade e sexualidade ao longo da sua vida, inclusivamente em situações de fragilidade e de possíveis configurações de sintomas que comprometam a sua saúde.

Este evento destina-se a profissionais, técnicos, investigadores e estudantes interessados e empenhados na construção de uma sociedade onde se envelheça com dignidade. 

 

 

Data da última atualização: 22-06-2017
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.