Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Manuel José dos Santos Silva

Manuel José dos Santos Silva

Reitor Universidade da Beira Interior (1996-2009)

 

Nasceu no Concelho da Guarda, em 28 de Maio de 1951.

Fez o Curso Geral dos Liceus no Liceu Nacional da Guarda, em 1969, com a classificação de dezassete valores.

Licenciou-se em Janeiro de 1975, em Engenharia Mecânica, no Instituto Superior Técnico de Lisboa, com média de quinze valores.

Em 1974/75 foi Professor de Física no Liceu Nacional Camões.

Em Setembro de 1975 iniciou a sua carreira no Instituto Politécnico da Covilhã.

Fez estudos de Pós-Graduação em Engenharia Têxtil, na Escola Nacional Superior das Indústrias Têxteis de Mulhouse, Universidade de Alta Alsácia, França.

Obteve o grau de Doutor em Engenharia Têxtil, no Instituto Universitário da Beira Interior, em 1984, com a classificação de Aprovado com Distinção e Louvor e o Titulo de Agregado, por unanimidade, em 1995.

É Professor Catedrático da Universidade da Beira Interior (UBI).

Desempenhou vários cargos na UBI, entre os quais o de Vice-Reitor, Presidente do Conselho Científico (1996-2006) e do Conselho Pedagógico, Coordenador e Docente do Departamento Têxtil, Presidente do Conselho de Departamento de Ciência e Tecnologia do Papel.

Foi Reitor da Universidade da Beira Interior, de 1996 a 2009.

Coordenou e participou na criação de várias Licenciaturas, Mestrados e Doutoramentos nas áreas de Ciências da Engenharia e de Ciências da Saúde, nomeadamente da Licenciatura em Medicina.

No âmbito da sua actividade técnico-científica contam-se já algumas dezenas de publicações e orientações de teses de doutoramento.

Detém algumas patentes de equipamento de controlo de qualidade baseado na aplicação de lasers aos têxteis, participou na concepção e desenvolvimento de sistemas informáticos de gestão de tecelagem, fiação e geração de padrões têxteis e de máquinas têxteis e construiu protótipos como o “Paralelitex” e o “Pilositex”.

Além da aplicação dos lasers às áreas dos Têxteis e Papel, tem desenvolvido vários trabalhos de investigação com base em técnicas de processamento de imagem.

Foi membro do Conselho de Ciência e Tecnologia da Defesa; vogal da Comissão Técnica de Normalização Têxtil e da Comissão Regional da Região Centro e pertenceu ao Grupo de peritos do programa CIÊNCIA e da Comissão Instaladora do CITEVE e do CIEBI.

Integrou o Grupo de Trabalho para a criação de uma Rede de Pólos de Ciência e Tecnologia e faz parte da Comissão de Especialidade na Área das Ciências da Engenharia e dos Materiais

Foi Vice-Presidente do CRUP, membro da sua Comissão Permanente, seu representante no Conselho Nacional de Educação e no Conselho Nacional para a Acção Social e Presidente da Comissão das Acções Integradas Luso-Espanholas.

É Membro Conselheiro da Ordem dos Engenheiros, Membro Sénior e Especialista em Engenharia Têxtil.

Foram-lhe atribuídos os Prémios Científicos Gulbenkian de Ciência e Tecnologia, em 1981, e da Boa Esperança, em 1989. Em 1999, recebeu o troféu “Gazeta 98” na área da Educação e em 2009 o Troféu D. Dinis, nas áreas da Educação e Ciência, atribuído pelo Diário das Beiras.

Por decreto do Primeiro-Ministro da República Francesa, foi nomeado, em Agosto de 1999, “Officier dans l’Ordre des Palmes Académiques”, pelos serviços prestados à Cultura Francesa.

A “Ordem Internacional da Fraternidade Brasil Portugal” concedeu-lhe o Grau de Grã-Cruz da “Ordem do Mérito do Descobridor do Brasil Pedro Álvares Cabral”, em Abril de 2005.

Foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública, atribuída pelo Presidente da República Portuguesa, em 10 de Junho de 2011.

As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.