Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Reitoria
  3. Gabinetes e Serviços
  4. GESPA – Gabinete de Empreendedorismo, Saídas Profissionais e Alumni
  5. Empregabilidade, Saídas Profissionais e Estágios
  6. Programa de estágios curriculares e extracurriculares

Programa de estágios curriculares e extracurriculares

As duas tipologias de estágio têm como objetivo complementar e aperfeiçoar as competências do estagiário em contexto laboral, contribuindo para a valorização do curriculum do estudante e para a aquisição de competências a nível pessoal, académico e profissional.

Estágios Curriculares

Destina-se a estudantes inscritos nos diversos ciclos de estudo (licenciatura, mestrado e mestrado integrado), que contemplem estágio no plano curricular do seu curso. Para beneficiarem de um programa de estágio curricular, os alunos devem estar assim inscritos na unidade curricular de dissertação/tese/relatório de estágio/projeto. A duração do estágio, bem como o número mínimo de horas, deverá ser consultada no regulamento de estágios de cada curso, devendo estes serem realizados durante o período letivo.  

Seguro: o estudante ficará ao abrigo do Seguro Escolar durante o período de estágio. 
Regulamento: Regulamento de estágios curriculares da Universidade da Beira Interior. 

Formalização:  

Se o estágio for feito com Instituições/Empresas que possuam protocolo com a UBI: 

  • Contactar o Diretor de Curso e/ou o Professor responsável pela unidade curricular “Estágio” relativamente aos procedimentos definidos, tais como: Atribuição ou escolha da Empresa/Instituição, atribuição do orientador de estágio, outros procedimentos. 

 

Se o estágio for feito com Instituições/Empresas que não possuam protocolo com a UBI: 

  • Os alunos serão responsáveis pelo contacto com a empresa/instituição onde pretendem cumprir o período de estágio. Após confirmação de aceitação por parte da entidade, o aluno deverá preencher o seguinte formulário online, onde constam dados pessoais e académicos, da empresa/instituição de acolhimento, bem como do estágio a realizar. Após o preenchimento do formulário, o GESPA elaborará um Protocolo de Estágio Curricular que será validado pela Vice-reitoria para o Ensino, Assuntos Académicos e Empregabilidade, devendo igualmente ser assinado pela empresa/instituição de acolhimento e pelo aluno.


Formulário:
 https://forms.office.com/r/6K7miqGM79

Mais informações:  

O estágio deverá ser formalizado até 15 dias antes de ser iniciado. A formalização do estágio implica a assinatura do Protocolo de Estágio por parte de todos os intervenientes no processo (UBI/ Instituição/Empresa de Acolhimento/Estudante). 

 

Estágios Extracurriculares

Destina-se a estudantes inscritos em licenciaturas ou mestrados, não estando esta tipologia de estágio contemplada no plano de estudos do curso que o estudante frequenta. Destinam-se a recém-diplomados que tenham terminando o curso no período máximo de um ano, devendo ser realizados numa empresa/instituição do qual o estudante já tenha estabelecido um contato prévio. Sempre que necessário, podem recorrer ao apoio do GESPA.  

O estágio extra curricular terá a duração máxima de 12 meses.  

Seguro: É da responsabilidade da UBI ativar o seguro escolar para os estudantes, se o estágio se realizar durante o período letivo, sendo incumbido às entidades de acolhimento as restantes obrigações do decreto de Lei nº66/2011, de 1 de junho. Quanto aos recém-graduados, é da responsabilidade da empresa contratualizar um seguro que assegure a cobertura das atividades a realizar pelo estagiário, bem como cumpri as restantes obrigações no decreto lei acima mencionado.

Formulário: https://forms.office.com/r/mRN15BfdFM

Data da última atualização: 21/06/2022
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.