Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Responsabilidade Social
  3. Voluntariado
  4. Testemunhos

Testemunhos

Joana Magalhães Gonçalves Costa Vieira
Estudante do 2.º Ciclo de Estudos em Ciência e Engenharia dos Materiais Fibrosos
Voluntária Projeto/Oferta UBI Acolhe

Fala da tua experiência como Voluntária do Projeto/Oferta UBI Acolhe

Desde o segundo trimestre deste ano letivo que estou dedicada a dar explicações de físico-química a uma menina Síria, chamada Saja, que frequenta o 9º ano de escolaridade da escola secundária Campos Melo. Nem sempre foi fácil conseguir conciliar o meu horário com o dela, mas com boa vontade tudo se consegue. Foi bom constatar que ela ganhou confiança em mim e depois sempre que precisava já me pedia ajuda para as outras disciplinas. Foi muito bom poder acompanhar a evolução dela e a superação dela face às dificuldades impostas sobretudo pela língua. Entre tradutores e muitas repetições ela ia evoluindo, o que se veio a traduzir em sucesso escolar, quando no último teste atingiu a meta de 75%. Como se está a lidar com uma adolescente e, como é próprio da idade, houve muitas semanas em que havia sempre qualquer coisa que a fazia não poder participar nas explicações, mas mesmo assim conseguimos chegar a bom porto.

 

Como avalias esta experiência?

 Eu avalio esta experiência de muito positiva, pois senti que o meu tempo dispensado, não foi tempo perdido, pois fez a diferença na vida daquela menina tímida que conseguiu atingir aproveitamento escolar onde sentia maiores dificuldades.

 

João Manuel Laia Antunes
Estudante Mestrado Engenharia e Gestão Industrial e Colaborador Não Docente
Voluntário Projeto/Oferta UBI Acolhe

Fala da tua experiência como Voluntária do Projeto/Oferta UBI Acolhe

É um projeto muito enriquecedor e gratificante, pois além da partilha dos nossos saberes e da nossa amizade também se ajuda de uma forma genuína a integrar uma família que sofreu com as atrocidades da guerra e que teve de deixar tudo para trás em busca de paz, recebendo da parte deles algo que não é contabilizável, mas que enche o coração

Como avalias esta experiência?

 Enriquecedora e de abertura de mentalidade.

 

Oksana Koltonyuk
Estudante de Mestrado de Engenharia e Gestão Industrial
Voluntária Projeto/Oferta Missão Covilhã-Ucrânia

Fala da tua experiência como Voluntária do Projeto/Oferta Missão Covilhã-Ucrânia

Tempo usado para ajudar alguém como se de irmãos se tratasse, é sempre tempo bem gasto. E mesmo sem perceber, acaba por nos fazer bem também.

 

Como avalias esta experiência?

Positiva, desafiante e enriquecedora.

 

 

Carolina Ivanova
Estudante Mestrado Integrado em Arquitetura
Voluntária Projeto/Oferta Missão Covilhã-Ucrânia

Fala da tua experiência como Voluntária do Projeto/Oferta Missão Covilhã-Ucrânia

Fui convocada para ser voluntária neste projeto, e o que me convenceu, de facto, logo à primeira, foi a possibilidade de ajudar e apoiar os refugiados do meu país.

Os encontros com a Alina foram muito divertidos e acho que ambas ficamos a ganhar com esta experiência.

Como avalias esta experiência?

Considero esta experiência uma iniciativa muito importante e marcante e apoio este tipo de projetos e vejo-os como fundamentais para cada um de nós.

 

 

Beatriz Vieira
Estudante Medicina
Voluntária Projeto/Oferta Querer e Fazer- Missão Cumura-2019

 

 

 

 

Paulo Silva
Estudante de Engenharia Informática
Voluntário Projeto/Oferta Querer e Fazer- Missão Cumura

 


 

 

 

Mariana Marques Figueiredo
Estudante Psicologia
Voluntária Projeto/Oferta UBI Acolhe

Fala da tua experiência como Voluntária do Projeto/Oferta UBI Acolhe-Babysitting

Enquanto voluntária no UBI Acolhe-Babysitting tive a oportunidade de fazer voluntariado com crianças refugiadas de tenra idade e de aprender como ultrapassar as barreiras impostas pela linguagem (uma vez que estas não falavam português), encontrando novas formas de brincar, entreter e criar laços.

 

Como avalias esta experiência?

A experiência foi sem dúvida muito positiva. Fazer voluntariado com crianças, especialmente com idades compreendidas entre os 3 e 7 anos, deixa-me muito satisfeita e torna-se tão gratificante, que nem sequer chega a ser cansativo ou desafiante. É um tipo de voluntariado que, pelo menos para mim, não dá qualquer trabalho. Acredito que as atividades desenvolvidas foram mais gratificantes e prazerosas para mim, enquanto voluntária, do que para as crianças. Adoro tomar conta de crianças, portanto consegui aliar uma atividade que eu faço normalmente com os meus primos mais novos ao voluntariado, oferecendo um apoio importante aos pais para que estes pudessem assistir tranquilamente às aulas de português.

 

Ana Rita Monteiro Quelhas
Estudante de Bioquímica

Voluntária Projeto/Oferta Mentores - Universidade de Verão

Fala da tua experiência como Voluntária do Projeto/Oferta Mentores-Universidade de Verão.

A minha experiência como voluntária no Projeto/Oferta dos Mentores da Universidade de Verão foi bastante positiva e penso que, para além de ser uma ótima forma de nos valorizar a nível curricular, também me enriqueceu a nível pessoal e me ajudou a lidar com uma responsabilidade acrescida que nunca tinha experienciado.

 

Como avalias esta experiência?

Considero que esta experiência foi bastante positiva no contexto geral uma vez que me ajudou a melhorar e desenvolver certas capacidades, como por exemplo, a capacidade de organização.

 

Diana Serra Fernandes
Estudante de Medicina

Voluntária Projeto/Oferta Mentores - Universidade de Verão

Fala da tua experiência como Voluntária do Projeto/Oferta Mentores-Universidade de Verão.

Esta experiência como voluntária do Projeto da Universidade de Verão enriqueceu-me enquanto pessoa em todos os aspetos, desde saber lidar melhor com conflitos, estar sempre disponível para qualquer eventualidade que possa ocorrer, também me fez perceber mais uma vez que estou no curso indicado para mim. Ainda para mais, adorei o facto de conseguir ter criado laços de amizade tanto com os outros mentores como com os participantes, podendo interagir e ajudá-los de uma melhor forma possível.

 

Como avalias esta experiência?

Uma experiência muito gratificante e com muitos pontos positivos a seu favor. Recomendo esta experiência a qualquer pessoa que queira disponibilizar do seu tempo e ajudar o próximo, acabando também por se descobrir melhor a si próprio.

 

Inês Roseta Duarte de Almeida
Estudante de Medicina

Voluntária Projeto/Oferta Mentores - Universidade de Verão

Fala da tua experiência como Voluntária do Projeto/Oferta Universidade de Verão.

Ser voluntária na universidade de verão foi o ajudar os jovens a passar uma semana rica em atividades de caráter informativo e lúdico, enquanto ganhei a confiança deles para tirar dúvidas em relação aos cursos da UBI. A minha capacidade de resolução de problemas foi também testada, pois somos nós os responsáveis por fazer com que todos se estejam a sentir bem. Não esquecer os laços com os outros monitores, que se formaram ao longo deste projeto. Enfim, uma semana que não esquecerei e uma experiência bastante positiva.

 

Como avalias esta experiência?

Considero que esta experiência foi bastante enriquecedora e espero encontrar os participantes na UBI, nos próximos anos.

 

Rui Pedro de Almeida Barata
Estudante de Engenharia Informática

Voluntário Projeto/Oferta Mentores - Universidade de Verão

Fala da tua experiência como Voluntário do Projeto/Oferta Universidade de Verão.

Com este projeto pudemos proporcionar um ambiente universitário a todos os participantes com o qual estes conseguiram aprender e explorar qual será a melhor opção para o seu futuro. Conseguimos também desenvolver amizades que não vamos esquecer com todos os participantes, mentores e toda a organização.

 

Como avalias esta experiência?

Esta foi uma experiência trabalhosa, mas muito gratificante pois, como todo o voluntariado, permite ajudar pessoas, de uma forma ou de outra.

 

Mariana Alves Antunes
Estudante de Ciência Política e Relações Internacionais

Voluntária Projeto/Oferta Mentores - Universidade de Verão

Fala da tua experiência como Voluntária do Projeto/Oferta Universidade de Verão.

Ter tido a oportunidade de ser voluntária nestes moldes, foi uma experiência incrível. À medida que a semana decorria, eram notórios os nossos progressos, tanto a nível pessoal como coletivo. A entrega era proporcional ao nosso cansaço, e a isso se deve o ótimo feedback que os participantes nos davam. E sinto que a magia do voluntariado também passa muito por isto – damos muito (muito!), mas recebemos tanto! Consegui tomar consciência da importância de sermos elementos unificadores de um grupo, onde todos são tão diferentes; da importância da organização; da sinceridade com os participantes para que estes se possam sentir confortáveis connosco; da partilha de ideias e experiências.

 

Como avalias esta experiência?

Foi uma experiência muito positiva, que quero muito repetir. Os ganhos são inigualáveis.

 

 

Mariana Apolinário Leitão

Estudante Ciência política e Relações Internacionais
Voluntário/a do Projeto/Oferta – Mentores Academia Júnior STEAM

Fala da tua experiência como Voluntária do Projeto/Oferta Mentores Academia Júnio STEAM

Acompanhar durante 2 dias +80 alunos de diferentes escolas secundárias da região no encerramento do Projeto Academia Júnior STEAM foi, sem dúvida, interessante. Uma experiência muito cansativa, mas muito gratificante. Uma oportunidade excelente para conhecer perspetivas de jovens do ensino secundário e os seus projetos.

Através desta experiência desenvolvi a minha capacidade de relacionamento com jovens e adultos, apurei o meu sentido de responsabilidade, liderança, organização e de entreajuda.

 

Como avalias esta experiência?

Muito positivamente, os dois dias foram muito intensos, mas bem interessantes e o feedback que tivemos dos participantes foi superpositivo!

Ficam algumas sugestões para uma segunda edição do projeto:

- Encontrar um alojamento mais próximo da cidade de modo que não tenhamos de nos deslocar, de propósito, para a Serra apenas para dormirmos;

- Não incluir os professores das escolas, não são necessários, os monitores e o coordenador da atividade dão conta dos meninos;

- O dia de visita deverá ser num local mais próximo da Covilhã, foi muito cansativo uma deslocação de 6/7 horas num dia, depois de termos dormido muito pouco. Visitar Serralves foi incrível, mas precisávamos de mais tempo para aproveitar devidamente a visita e andar com calma (todos os timings estavam demasiado apertados neste dia).

 

As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.