Destinatários
Podem candidatar-se à mobilidade virtual estudantes inscritos/as em cursos de licenciatura, mestrado integrado, mestrado e doutoramento da Universidade da Beira Interior, no ano letivo 2021-2022.
Número de unidades curriculares em Mobilidade Virtual
O número máximo de unidades curriculares e extracurriculares que pode frequentar são duas por semestre e nunca exceder os 15 ECTS, não sendo necessário ser na mesma IES Parceira.
É permitido aos estudantes realizarem unidades curriculares como equivalência a unidades curriculares da UBI (integradas no plano de estudos do curso que frequenta), desde que o coordenador de mobilidade valide. É permitido também realizar como unidade extracurricular, durante o período de mobilidade virtual.
Oferta de cursos e vagas
Os cursos e respetivas vagas encontram-se disponíveis aqui
Duração
O período de mobilidade virtual tem a duração de um semestre académico ou ano letivo completo.
Condições de elegibilidade
São condições obrigatórias de elegibilidade:
- Estar inscrito/a no ano letivo 2021-2022 em cursos de licenciatura, mestrado integrado, mestrado e doutoramento da Universidade da beira Interior;
- Estar inscrito/a, pelo menos no 2º ano do ciclo de estudos que frequenta. Aplica-se apenas a estudantes de licenciatura e ciclo de estudos integrado. Não são elegíveis para mobilidade virtual unidades curriculares de 1º ano de licenciatura /mestrado integrado.
- Satisfazer todos os requisitos específicos definidos em cada unidade curricular das IES Parceiras;
- Ter o processo académico regularizado.
Proficiência linguística
O estudante deve comprovar o nível de conhecimento linguístico exigido no curso a que se candidata.
Reconhecimento Académico
O reconhecimento académico dos resultados de aprendizagem obtidos numa universidade estrangeira é feito, de acordo com o Sistema Europeu de Transferência de Créditos – ECTS.
Na mobilidade de estudos outgoing, recorre-se a dois documentos essências que servem como base ao processo de creditação das unidades curriculares realizadas durante o período de mobilidade: Plano de estudos equivalente e o Certificado de notas.
O reconhecimento das unidades extracurriculares é feito através do suplemento ao diploma.
Bolsa
O Programa de Mobilidade Virtual não dispõe de bolsas.
Período de candidaturas
O período de candidaturas tem início no dia 24 de maio e termina às 9:00h do dia 8 de junho.
Candidatura
A candidatura é efetuada através de formulário online
Critérios de seleção
A seleção das candidaturas será efetuada com base no mérito académico, na escala de 1-20.
Estudantes de Licenciatura e Mestrado Integrado: Média cumulativa das Unidades Curriculares nas quais esteve inscrito/a até ao 1º semestre do presente ano letivo;
Estudantes de Mestrado: 1º Ano – Média final de Licenciatura; 2º Ano - Média cumulativa das Unidades Curriculares nas quais esteve inscrito/a até ao 1ºSemestre do presente ano letivo;
Doutoramento: Nota de acesso da candidatura a Doutoramento. Os estudantes de doutoramento podem frequentar unidades curriculares no conceito de formação transversal.
A seleção das candidaturas resulta da avaliação das mesmas, de acordo com as condições de elegibilidade e critérios de seleção.
A bolsas são atribuídas aos/às candidatos/as com melhor classificação e até atingir as vagas disponíveis.
Em caso de empate, será dada prioridade a estudantes que nunca realizaram mobilidade de estudos física ou virtual.
Divulgação e resultados
O edital dos/as candidatos/as selecionados/as será publicado nesta página e enviado por mensagem, via correio eletrónico, até dia 15 de junho.