Coordenadora - Eugénia de Matos Pedro
O grupo de Gestão Organizacional centra-se no estudo das problemáticas inerentes à gestão das organizações lucrativas e não lucrativas levando em consideração a sua micro e macro envolvente. Ao nível micro, promove e desenvolve a investigação científica num contexto transversal e multidisciplinar abrangendo uma diversidade de temáticas: marketing, performance, liderança, governação, conhecimento, comportamento, espiritualidade, responsabilidade social, contabilidade, gestão no desporto, gestão na saúde, psicologia organizacional, entre outras. Ao nível macro, pretende de forma estrutural avaliar a relação existente entre estas organizações e a sociedade.
Através de abordagens inovadoras, tais como as neurociências aplicadas ao comportamento, integra tópicos da atualidade como o desenvolvimento sustentável, a ética, os impactos ambientais, a inclusão social e a equidade de género.
Em termos de setores, a investigação foca-se nos mais diversos sectores não lucrativos com o objetivo de ajudar as organizações a se tornarem mais eficientes na sua missão, bem como na implementação de práticas suscetíveis de influenciar o desenvolvimento regional e de melhorar a qualidade de vida das populações. Relativamente aos setores lucrativos, também com uma multiplicidade de sectores e indústrias, a investigação procura potencializar as capacidades e competências das organizações e dos seus profissionais a melhorar e ampliar a qualidade e a competitividade no negócio.
Os elementos deste grupo integram ainda diversos projetos financiados por entidades nacionais e europeias que abordam, entre outros, o empreendedorismo, a economia circular e a sustentabilidade.
Coordinator - Eugénia de Matos Pedro
The Organizational Management group focuses on the study of problems inherent to the management of profit and non-profit organizations, considering their micro and macro environment. At the micro level, it promotes and develops scientific research in a transversal and multidisciplinary context covering a variety of themes: marketing, performance, leadership, governance, knowledge, behavior, spirituality, social responsibility, accounting, sports management, health management, organizational psychology, among others. At the macro level, it intends to assess the existing relationship between these organizations and society.
Through innovative approaches, such as neurosciences applied to behavior, NECE integrates current topics such as sustainable development, ethics, environmental impacts, social inclusion, and gender equity.
In terms of sectors, research focuses on the most diverse non-profit sectors with the aim of helping organizations to become more efficient in their mission and implement practices that are likely to influence regional development and improve the quality of life of populations. Concerning the profitable sectors, addressing a high number of sectors and industries, the research seeks to enhance the capabilities and skills of organizations and their professionals to improve and expand quality and competitiveness in business.
Members of this group are also part of several projects funded by national and European entities that address, among others, entrepreneurship, the circular economy and sustainability.