3. Design Talks: Design Paramétrico - Teoria e Prática

Ficheiro com o nome: design

12 de dezembro de 2023

Biblioteca Central > Auditório da Biblioteca

A palestra “Design Paramétrico - Teoria e Prática” é um evento que pretende explorar o potencial e analisar implicações desta metodologia utilizada em design, para criar variações geométricas e composicionais a partir da mesma ferramenta algorítmica. A sessão decorre no âmbito da iniciativa Design Talks.

Dirigida a alunos de Design Industrial e comunidade no geral, a palestra irá explorar, com a ajuda de Miguel Batista, Mestre em Design pela Universidade da Beira Interior (UBI), as possibilidades ao nível das novas expressões estéticas e aplicacionais (workflow e interface), resultantes da integração tecnológica e convergência com outras áreas do conhecimento, com destaque para a biomimética, área de investigação do palestrante.

As implicações desta metodologia em projeto e no sistema produtivo na área do Design serão também analisadas na palestra, que será ainda complementada com um workshop de introdução às ferramentas para projeto paramétrico, para o qual será facultado um workbook com conceitos básicos do plug-in Grasshopper e exercícios para colocar em prática os conhecimentos adquiridos.

Coordenado pela Direção dos 1.º e 2.º Ciclos de Design Industrial, com apoio dos departamentos de Artes e de Engenharia Eletromecânica, e das faculdades de Artes e Letras e de Engenharia, o evento decorre na Biblioteca Central (Auditório da Biblioteca), pelas 15h30, a 12 de dezembro (terça-feira).

Ficheiro com o nome: design

Data da última atualização: 2023-12-05