3. Divulgado Relatório de Igualdade de Género 2018

Divulgado Relatório de Igualdade de Género 2018

•   12 de novembro de 2018

O documento anual é elaborado no âmbito do UBIgual – Plano de Igualdade de Género na UBI.

Ficheiro com o nome: Logo_Ubigual2

O Relatório de Igualdade de Género (RIG) da Universidade da Beira Interior (UBI) relativo a 2018 está já disponível, apresentando as conclusões que medem a evolução que as ações implementadas estão a produzir na instituição. A redação do documento foi coordenada cientificamente pela docente Catarina Sales Oliveira, e teve a participação das investigadoras Cláudia Morgado e Lara Leite.

O relatório surge no âmbito do UBIgual – Plano de Igualdade de Género na UBI – promovido pela academia ubiana e coordenado pela Comissão de Igualdade de Género da instituição.

O RIG apresenta diversas secções para retratar a situação profissional e académica de homens e mulheres da instituição, concretamente nas páginas dedicadas à “Estrutura Organizacional da UBI”, na qual se inclui o “Corpo Docente e Não Docente” e o “Corpo Discente da UBI”.

No que diz respeito aos primeiros, “dois anos passados, verifica-se um aumento no número de mulheres, mas permanecendo em menor número, numa percentagem que se mantém nos 46”, é referido no RIG.

Quanto ao segundo grupo, que inclui os cerca de 7.000 estudantes no período a que reporta o Relatório, distribuem-se nas percentagens de 51,6 do sexo feminino e 48,4 do sexo masculino, “continuando uma distribuição equilibrada entre os sexos, a este nível de agregação”.

O documento faz ainda referência a outros parâmetros, como os órgãos de gestão, nomeadamente da equipa reitoral, que integra uma mulher numa das Vice-Reitorias, ou das presidências das Faculdades, onde se mantém a distribuição de quatro homens e uma mulher.

Inclui ainda secções onde estão listadas as várias atividades no âmbito da Igualdade de Género, destacando-se os eventos realizados ou promovidos junto da comunidade universitária e comunidade em geral, com organização e/ou participação do UBIgual e as formações específicas na área do Género. Neste âmbito foi dada continuidade ao projeto UBICOOL, que integrou alunos da UBI que trabalham a problemática da Igualdade de Género e da prevenção da violência em escolas da Covilhã e receberam uma formação em Igualdade de Género ministrada por uma equipa da UBI e da Coolabora. Foi ainda dado início ao projeto Chance to Change (C2), em parceria com a Coolabora e financiado pelo programa Erasmus+, e que visa internacionalizar a prática do UBICool.

Relatório de Igualdade de Género na UBI 2018

Data da última atualização: 2018-11-12