Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. C4G integra redes internacionais

C4G integra redes internacionais

  • NOTÍCIA
  •   04 de janeiro de 2019  

O Colaboratório para as Geociências, que tem sede na UBI, entrou recentemente para a UNAVCO, uma entidade ligada ao estudo das Ciências da Terra Sólida.

Ficheiro com o nome: C4G_UNAVCO2

 

O C4G – Colaboratório para as Geociências tornou-se membro associado da UNAVCO, um consórcio internacional de instituições de ensino que promove e apoia estudos no âmbito da geociência. A entrada da estrutura sediada na Universidade da Beira Interior (UBI) nesta organização foi oficializada em dezembro, durante o AGU Fall Meeting, que decorreu em Washington.

“Tornar-se membro da UNAVCO é importante para o C4G e para todas as instituições que formam este consórcio”, afirma Rui Fernandes, representante do Colaboratório liderado pela UBI e que engloba laboratórios, universidades e instituições privadas. O C4G promove o trabalho em rede e a partilha de equipamento, dados e ferramentas no campo das ciências da Terra Sólida.

“Como membro de um reputado consórcio sem fins lucrativos que facilita a investigação e ensino, o C4G melhora a sua avaliação em termos de investigação global”, explica o docente do Departamento de Informática da UBI, que reconhece o apoio da instituição na concretização do processo.

No plano internacional, o C4G é o representante português no European Plate Observing System (EPOS), que em novembro recebeu o estatuto jurídico de European Research Infrastructure Consortium (ERIC). Na altura, Rui Fernandes considerou que o C4G passou a ter acesso a um “patamar extraordinário de oportunidades em pesquisas relacionadas com as Ciências da Terra Sólida”.

Com sede na Itália, o EPOS foi estabelecido por nove países: Bélgica, Dinamarca, França, Itália, Holanda, Noruega, Portugal, Eslovénia e Reino Unido. A Grécia, a Islândia e a Suíça participarão inicialmente como observadores.

Mais informação
SEGAL 
UNAVCO 
EPOS 

Data da última atualização: 2019-01-04
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.