3. Concurso aberto para acesso a Mestrado e Doutoramento

Concurso aberto para acesso a Mestrado e Doutoramento

•   05 de fevereiro de 2019

Primeira fase de candidatura prolonga-se até dia 30 de abril e está disponível online.

Ficheiro com o nome: Academicos

A Universidade da Beira Interior (UBI) está a iniciar os concursos de acesso aos 2.º Ciclo/Mestrado e 3.º Ciclo/Doutoramento do próximo ano letivo. As primeiras fases de ambos os concursos tiveram início a 4 de fevereiro e terminam a 30 de abril.

A candidatura pode ser feita online e está disponível para os portugueses e estrangeiros que pretendam dar continuidade à sua formação, numa instituição listada entre as melhores em rankings internacionais, em diversas áreas, e com características que potenciam as várias vertentes da vida académica.

Em 2019/2020, a UBI terá a funcionar 40 cursos de 2.ºCiclo/Mestrado, abrangendo as áreas científicas das cinco faculdades: das ciências, engenharia e tecnologia às artes e letras ou das ciências sociais e humanas às ciências da saúde.  Estas formações foram desenvolvidas para dar resposta às necessidades de especialização e atualização de conhecimentos dos recém-licenciados e dos profissionais. Permitem obter elementos de diferenciação na preparação para o mercado de trabalho e no aumento dos conhecimentos científicos.

Podem candidatar-se a uma das 940 vagas de Mestrado os estudantes com grau de licenciado ou equivalente legal, e os que sejam detentores de um curriculum escolar, científico ou profissional que ateste capacidade para a obtenção do grau. Os estudantes de 1.º Ciclo da UBI que estejam em condições de concluir o curso no atual ano letivo poderão candidatar-se de forma condicional, sendo-lhes permitido completar o processo após a conclusão do curso.

Os 25 cursos de 3.ºCiclo/Doutoramento totalizam 397 vagas. Pretendem dotar os estudantes de conhecimentos mais profundos em cada uma das áreas e contribuir para a aquisição de competências para o desenvolvimento da investigação.

Aos Doutoramentos podem concorrer titulares do grau de Mestre ou equivalente legal, de licenciatura concluída antes da sua adequação no âmbito do processo de Bolonha e/ou que sejam detentores de um currículo escolar, científico ou profissional especialmente relevante que venha a ser reconhecido pela Comissão de Curso.

Para o desenvolvimento dos estudos, os alunos dos dois ciclos beneficiam das mais variadas estruturas, como laboratórios, unidades de investigação ou o amplo acervo dos três núcleos da Biblioteca da UBI, entre outras estruturas.

Candidatura online
2º Ciclo/Mestrado