3. Mestrado Integrado em Engenharia Civil promoveu Prémio “Projeto em 3D”

Mestrado Integrado em Engenharia Civil promoveu Prémio “Projeto em 3D”

•   04 de fevereiro de 2020

Concurso extracurricular criado para melhorar a aprendizagem e motivação dos alunos.

Ficheiro com o nome: fotoscivil

O Mestrado Integrado em Engenharia Civil da Universidade da Beira Interior (UBI) promoveu nos últimos três anos uma competição extracurricular dirigida aos alunos da Unidade Curricular (UC) de Desenho para Engenharia Civil. O Concurso “Projeto em 3D” é uma estratégia implementada com o objetivo pedagógico de promover a aprendizagem através do aumento da motivação dos estudantes.

A iniciativa teve início no ano letivo de 2016/2017, centrada nas metas da UC, especificamente na visualização tridimensional a partir de elementos bidimensionais (plantas, alçados e cortes), elementos gráficos tradicionais em projetos de Engenharia Civil. A ideia pretendeu contornar eventuais dificuldades de interpretação e de adaptação às exigências do Ensino Superior dos alunos do 1.º ano do Mestrado Integrado, e foi aplicada pelo docente Jorge Gonçalves, com o apoio da direção do curso e do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura (DECA).

O concurso extracurricular ao programa da UC, que integra o 2.º Semestre do 1.º ano, “tem sido fator de motivação para grande parte dos alunos, tendo-se alcançado resultados surpreendentes nas três edições já realizadas”, de acordo com o docente, que acrescenta: “Verificou-se uma forte motivação de grande parte dos alunos, um aumento da sua autonomia e da sua capacidade de pesquisa extracurricular, que culminou com uma atribuição do 1.º prémio ex aequo a dois alunos no ano letivo de 2018/2019”.

Os projetos vencedores foram impressos à escala 1:100, numa impressora 3D, com o apoio técnico da empresa MiniLab3D e do docente Pedro Almeida, do DECA. O concurso teve o apoio financeiro às impressões nos anos de 2016/2017 e 2017/2018 do DECA e, em 2018/2019, do Banco Santander.

Os vencedores das três edições do concurso:
2016/2017 - Carlos Gonçalves
2017/2018 – Metuzalém Feliciano