3. UBI com 1.307 vagas no Concurso Nacional de Acesso

UBI com 1.307 vagas no Concurso Nacional de Acesso

•   27 de julho de 2020

A academia mantém as vagas no próximo ano e apresenta duas novidades: o novo curso de Física e Aplicações e a reestruturação de Engenharia Civil.

Ficheiro com o nome: 665A9852

A Universidade da Beira Interior (UBI) vai ter 1.307 vagas no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) e amplia a oferta de cursos, com a abertura de Física e Aplicações. A academia mantém o número total de vagas, tendo atualizado a sua distribuição para incluir o novo curso de Física e Aplicações (20 vagas) e aumentar cinco em Gestão e igual número em Engenharia Aeronáutica.

A manutenção do número de vagas está relacionada com os objetivos de continuar a praticar a elevada qualidade de ensino, que é uma das características da UBI, e garantir condições de segurança para a comunidade académica, considerando as contingências de saúde pública que se verificam atualmente.

A UBI terá em funcionamento 31 formações de 1.º Ciclo e/ou Mestrado Integrado, com a novidade de Física e Aplicações. Trata-se de uma licenciatura que dará aos diplomados uma sólida formação científica numa área com índices elevados de empregabilidade e de remunerações. Os futuros profissionais têm à espera um vasto conjunto oportunidades de carreira em indústrias com intensa incorporação de tecnologia, empresas de software, de consultadoria, de análise de mercados e de riscos. Podem ainda optar pela investigação científica ou pela via ensino.

Outra novidade para 2020/2021 é a reestruturação do Mestrado Integrado em Engenharia Civil, que passa a 1.º Ciclo com a duração de três anos, mantendo o rigor e a exigência na preparação dos alunos. Desta forma, a UBI ajusta o funcionamento da formação à realidade do Ensino Superior e do mercado de trabalho, que começa a necessitar de profissionais desta área.

Para os dois cursos foram criadas bolsas específicas que apoiam os estudantes que optem por estas áreas de futuro e que podem atingir o valor das propinas até ao máximo dos três anos, à semelhança do que já acontece com Matemática e Aplicações. Esta informação está disponível no portal da UBI, onde é também possível consultar os diversos apoios disponíveis para os restantes cursos, que vão desde a atribuição de prémios aos melhores candidatos aos apoios sociais.

Numa altura em que as famílias atravessam dificuldades que decorrem da situação de pandemia da COVID-19, a consulta da página “Não Desistas – Aposta em ti” é o primeiro passo para perceber que a UBI é a escolha certa.

Data da última atualização: 2020-07-27