3. Licenciatura em Engenharia Informática acreditada por seis anos

Licenciatura em Engenharia Informática acreditada por seis anos

•   11 de agosto de 2020

Condições gerais de ensino, procura do curso e empregabilidade valeram a acreditação máxima da A3ES.

Ficheiro com o nome: A3ES_Acreditacao

O curso de 1.º Ciclo em Engenharia Informática da Universidade da Beira Interior (UBI) recebeu acreditação por mais seis anos, após a recente avaliação da A3ES. A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior considerou que esta licenciatura funciona de acordo com os padrões de qualidade necessários para ser validada pelo período máximo previsto por lei.

A formação faz parte da oferta formativa do Departamento de Informática da Faculdade de Engenharia e tem como objetivo preparar profissionais com uma base sólida e de largo espectro na área, permitindo aos licenciados dar resposta às necessidades e aos problemas observados no domínio da Informática, bem como permitir o prosseguimento de estudos ao nível do mestrado. A par de uma formação de base sólida em Engenharia Informática, adquirem competências multidisciplinares que lhes permitem desenvolver o seu trabalho em equipa tendo sempre presentes as implicações sociais, económicas e legais resultantes do uso das ciências e tecnologias informáticas.

Estes objetivos e as condições gerais de funcionamento do curso mereceram nota positiva dos avaliadores da A3ES.

A procura consistente do ciclo de estudos pelos candidatos e a empregabilidade dos graduados, que não têm dificuldades de transição para o mercado de trabalho, são algumas conclusões da Comissão que avaliou o curso de Engenharia Informática.

Outros aspetos destacados são o corpo docente próprio, academicamente qualificado e especializado. O relatório que suporta a acreditação refere ainda que os docente possuem um bom nível nas atividades de investigação e publicação e participam em projetos nacionais e internacionais. Essas atividades de investigação são realizadas no âmbito de várias instituições relevantes e existe uma boa inserção na comunidade científica nacional e internacional na área de TIC.

A competência profissional e técnica do pessoal não-docente também se adequa ao apoio à lecionação do ciclo de estudos.

O curso de Engenharia Informática tem 70 vagas disponíveis no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, que está aberto até 23 de agosto. Os candidatos têm de apresentar como Provas de Ingresso um dos seguintes conjuntos: Matemática A, ou Biologia e Geologia e Matemática A, ou Física e Química e Matemática A.

1.º Ciclo em Engenharia Informática

Data da última atualização: 2020-08-11