3. UBICinema premeia melhores filmes de alunos

UBICinema premeia melhores filmes de alunos

•   17 de maio de 2021

O Festival de Cinema da Universidade da Beira Interior encerrou no último sábado, tendo atribuído cinco prémios a estudantes do curso de Cinema de 1.º e 2º ciclos.

Ficheiro com o nome: ubicinema

A 16.ª edição UBICinema - Festival de Cinema da Universidade da Beira Interior premiou cinco trabalhos de estudantes do 1º e 2º Ciclos em Cinema, referentes aos anos letivos de 2018/2019 e 2019/2020.

“O presidente veste nada”, de Diana Agar e Clara Borges, e “Eflui”, de Mário Martins Fonseca, venceram, respetivamente, o Prémio do Júri o Prémio do Público. Os filmes faziam parte da competição 2018/19, que teve ainda uma Menção Honrosa entregue a “Cartas sem remetente”, de Ana Paula Junqueira. Na competição de 2019/2020, o prémio do Júri foi para “O meu vento é o norte”, de Mariana Silveira, e o do Público para “Flor de estufa”, de Laís Andrade.

Fizeram parte do Júri, na avaliação dos filmes de 2018-2019, Maria João Mayer (produtora), Gonçalo Tocha (realizador) e Anabela Moutinho (cineclubista). Elsa Cerqueira (programadora do Cineclube de Amarante), Carlos Viana (diretor do Cineclube Ao Norte e diretor do MDOC-Festival Internacional de Documentário) e Tiago Santos (diretor do Festival Caminhos do Cinema Português) analisaram os trabalhos de 2019/2020.

A 16ª edição do UBICinema teve lugar entre os dias 3 e 15 de maio. Do programa deste ano destaca-se uma seleção de filmes da UBI já bastante premiados que foram exibidos nas faculdades de Ciências Sociais e Humanas, da Saúde, Engenharia e Ciências.

Além destas quatro sessões para recordar filmes clássicos “made in UBI”, o certame teve ainda duas masterclasses e oito sessões competitivas, tendo encerrado na Faculdade de Artes e Letras, com o anúncio dos vencedores.

UBIcinema no Facebook

Data da última atualização: 2021-05-17