3. UBI marca presença no Encontro Nacional de Ciência e Tecnologia

UBI marca presença no Encontro Nacional de Ciência e Tecnologia

•   02 de julho de 2021

Os elementos da UBI participaram em palestras e na moderação de uma Sessão Temática, além de outras atividades.

Ficheiro com o nome: Encontro_Ciencia

Docentes e investigadores da Universidade da Beira Interior (UBI) tiveram uma presença ativa no Ciência 21 - Encontro Nacional de Ciência e Tecnologia, destacado evento onde foi possível dar a conhecer o trabalho científico desenvolvido na instituição. A iniciativa, promovida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), reuniu investigadores, empresários, políticos, estudantes e professores, em torno dos temas da inovação, futuro do emprego, inteligência artificial, educação, cultura e competências digitais.

A UBI esteve representada na Sessão Temática “Indústria, inovação e crescimento económico”, por Cristina Fernandes. A investigadora do NECE - Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais apresentou a palestra “Crescimento Verde Vs. Crescimento Económico: O Papel da Transferência Tecnológica e Inovação Sustentáveis”.

Na Sessão Temática “Ciências da Saúde - Telemedicina, Biologia Computacional e Aplicações Médicas” participou Luís Taborda-Barata, com o tema “UBIAir-Clinical and Experimental Lung Centre: uma estratégia integrada para o estudo das doenças respiratórias obstrutivas crónicas”. O docente da UBI esteve no Encontro em representação do Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS-UBI).

Anabela Gradim, da Unidade de Investigação LabCom – Comunicação e Artes, foi uma das responsáveis pela moderação da Sessão Temática “Educação e Competências Digitais I”.

Além destas participações, foram submetidos também diversos posters de alunos e jovens investigadores das Unidades de Investigação da UBI.

Nota ainda para a atribuição da Medalha de Mérito Científico a Paulo Langrouva, licenciado e mestre em Economia pela UBI. O presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo (distrito da Guarda) foi agraciado pelo apoio à ciência e tecnologia e à promoção da cultura científica no contexto local e regional.

O encontro Ciência 2021 foi promovido pela FCT, em colaboração com a Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e a comissão parlamentar de Educação, Ciência, Juventude e Desporto. Teve lugar entre os dias 28 e 30 de junho, com sessões presenciais no Centro de Congressos de Lisboa e outras transmitidas por meios digitais devido à pandemia de COVID-19.

A sessão de abertura teve intervenções do ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, Manuel Heitor, e da homóloga francesa, Frédérique Vidal. França foi o país convidado do Ciência 21.

Data da última atualização: 2021-07-02