3. Diplomado em Engenharia Civil premiado por estudo sobre obra espanhola

Diplomado em Engenharia Civil premiado por estudo sobre obra espanhola

•   24 de maio de 2023

O estudo do pilar do Pavilhão Ponte de Saragoça serviu de base para o trabalho de César Santos, premiado no 2.º Simpósio de Engenharia Civil.

Imagem sobre Foto de perfil do César Santos
Foto de perfil do César Santos

César Santos, diplomado no Mestrado Integrado em Engenharia Civil da Universidade da Beira Interior (UBI), conquistou o “Prémio Apresentação”, do 2.º Simpósio de Engenharia Civil – 2SEC 2023, que decorreu no Instituto Superior Técnico. “Numerical analysis of the Ebro river meander flow field, upstream of the bridge pavillion”, é o título do trabalho vencedor, que resultou da dissertação apresentada para a obtenção do grau de Mestre, em novembro de 2022.

O estudante teve orientação da docente do Departamento de Engenharia civil e Arquitetura da Faculdade de Engenharia da UBI, Cristina Fael, e do docente da Universitat Politècnica de Catalunya, de Espanha, Juan Pedro Martín-Vide.

O trabalho faz uso do programa ANSYS Fluent “para analisar o campo de escoamentos do meandro do Rio Ebro e os efeitos causados pelo pilar complexo do Pavilhão-Ponte de Zaragoza”, refere o resumo da dissertação. O Pavilhão Ponte, da autoria da arquiteta Zaha Hadid, foi construído como porta de entrada da Exposição Internacional de Zaragoza, em 2008, com um pilar sobre o Ebro, constituindo-se como espaço de exposição interativa e integrando uma ponte pedonal.

2.º Simpósio de Engenharia Civil – 2SEC 2023 teve como principal objetivo divulgar os trabalhos académicos de Dissertação, Projeto, Estágio, Seminário ou equivalente, concluídos em 2021 ou 2022, pelos estudantes finalistas ou recém-diplomados de Licenciatura ou Mestrado em Engenharia Civil.

O evento visou a mobilização e participação dos estudantes desta área, dando a conhecer os melhores trabalhos desenvolvidos em ambiente académico ou por meio de parcerias entre a academia e a indústria. Pretendeu, ainda, proporcionar o contacto entre os finalistas e recém-diplomados e as empresas empregadoras. Além do “Prémio Apresentação”, o 2SEC 2023 atribuiu os galardões “+Sustentabilidade”, “Resumo – Licenciatura”, “Resumo – Mestrado” e “+Mérito”.

A organização foi encabeçada pelo Instituto Superior Técnico, em parceria com as Instituições Portuguesas de Ensino Superior Universitário e Politécnico. O 2SEC 2023 teve lugar no início de maio, em formato presencial e remoto.

Data da última atualização: 2023-05-24