Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Aluna de doutoramento da UBI recebe Bolsa Fulbright para investigar nos Estados Unidos

Aluna de doutoramento da UBI recebe Bolsa Fulbright para investigar nos Estados Unidos

  • NOTÍCIA
  •   09 de junho de 2023  

Diana Gomes, de Bioquímica, foi uma das selecionadas do concurso deste ano e vai estar na Universidade da Virgínia.

Imagem sobre Diana Gomes investiga a exploração de fármacos específicos para o tratamento do cancro do colo do útero
Diana Gomes investiga a exploração de fármacos específicos para o tratamento do cancro do colo do útero

 

Diana Gomes, aluna de doutoramento da Universidade da Beira Interior (UBI), foi contemplada com uma das Bolsas Fulbright para Investigação, com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). A estudante do 3.º Ciclo em Bioquímica terá a oportunidade de integrar a equipa de Nicholas Vecchiarello, na Universidade da Virgínia, como investigadora visitante.

Diana Gomes desenvolve no Centro de Investigação em Ciências da Saúde da UBI (CICS-UBI) uma investigação centrada na exploração de fármacos específicos para o tratamento do cancro do colo do útero, com recurso à biossíntese e purificação das oncoproteínas HPV E6 e E7. Está a ser orientada pelos docentes da UBI Ângela Sousa e Luís Passarinha.

Durante a estadia de quatro meses nos Estados Unidos vai trabalhar a síntese e caracterização de novas resinas cromatográficas, visando a purificação de proteínas de difícil isolamento.

O concurso à Bolsa Fulbright para Investigação com o apoio da FCT decorreu entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, para o ano académico de 2023/2024. O Comité de Seleção composto por membros do Conselho Diretivo da Comissão Fulbright e da FCT selecionou 18 candidatos, de várias áreas científicas.

Bolsa Fulbright para Investigação decorre da parceria estabelecida há já 8 anos entre as duas instituições e que tem como principal objetivo apoiar bolseiros(as) de doutoramento diretamente financiados pela FCT, que tenham previsto, no âmbito do seu plano de formação, a realização de um período de investigação numa universidade ou centro de investigação norte-americano, com uma duração de quatro a nove meses.

Os selecionados para as bolsas Fulbright vão iniciar os seus programas de investigação a partir de setembro deste ano.

Data da última atualização: 2023-06-09
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.