A Universidade da Beira Interior (UBI) aderiu à fase piloto do serviço digital IAedu, uma iniciativa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através da unidade de serviços digitais FCCN, que visa democratizar o acesso à Inteligência Artificial (IA) no Ensino Superior e na investigação científica em Portugal.
Desenvolvido em parceria com a Microsoft Portugal, o serviço pretende melhorar a qualidade do ensino e da investigação, permitindo economizar tempo e recursos, promovendo uma utilização segura, equitativa, eficiente e centralizada da IA. Esta adesão representa para a UBI o reforço da inovação e da transformação digital.
Através de um portal único e gratuito, os membros da comunidade académica da UBI – estudantes, docentes, investigadores e funcionários – podem aceder à versão Pro de diversos modelos avançados de linguagem de larga escala (conhecidos na designação inglesa por Large Language Models (LLM)), como o OpenAI GPT-4o, Mistral e OpenAI o4-mini. O acesso faz-se de forma simples, através de autenticação federada com as credenciais institucionais.
A plataforma está disponível através do portal chat.iaedu.pt, onde os utilizadores podem selecionar o logótipo da UBI e iniciar sessão para explorar os modelos disponíveis.