O docente da Universidade da Beira Interior (UBI) João Castro Gomes foi nomeado Professor Visitante da China Building Materials Academy (CBMA), da área dos materiais de construção. Esta indicação, que amplia a cooperação entre a UBI, as instituições europeias e as universidades chinesas, tem validade de cinco anos. É também uma forma de reconhecimento do trabalho desenvolvido no C-MADE – Centre of Materials and Building Technologies, Unidade de Investigação sediada na Faculdade de Engenharia.
A nomeação de João Castro Gomes foi entregue por Gao Ruiping (Chinese Ceramic Society) e Zhi Xiao (China Building Materials Academy Co., Ltd.), que presidiram ao 11th International Symposium on Cement and Concrete (ISCC 2025), realizado em Pequim, na China, no início de novembro.
Durante o evento, o docente do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura (DECA) apresentou os resultados mais recentes do projeto europeu CSTO2NE – Biomimicry and Carbon Absorbent Eco-Materials for a Climate Neutral Economy, financiado pelo programa Horizon Europe – MSCA Staff Exchanges, que explora o uso de CO2 na valorização de resíduos industriais para criar novos materiais de construção circulares e sustentáveis.
Além da Henan Polytechnic University, de Jiaozuo, também se juntou recentemente ao projeto a Universidade de Jinan, localizada em Jinan, na província de Shandong, reforçando a cooperação entre instituições europeias e chinesas no desenvolvimento de soluções inspiradas na natureza para a captura e utilização de carbono.
A China Building Materials Academy (CBMA) é uma das instituições de investigação mais influentes do mundo na área dos materiais de construção. Integrada no China National Building Materials Group, desempenha um papel central no desenvolvimento de tecnologias inovadoras para materiais de baixo carbono e de economia circular. A CBMA lidera importantes programas nacionais de descarbonização, construção sustentável e simbiose industrial, promovendo a ligação entre a investigação científica e a aplicação em larga escala na indústria chinesa.